Ainda que se deixando à parte o nosso pobre serviço de medição de audiência, em todos há a certeza de que, por muito tempo, Globo, Record e SBT seguirão nos três primeiros lugares da TV aberta brasileira.
Globo, por todo volume e qualidade de sua produção, se mantém lá em cima, sem risco nenhum de perder a sua liderança, enquanto Record e SBT brigam pela segunda colocação, podendo até se alternarem nesta posição, dependendo daquilo que virão apresentar nos próximos tempos.
Trata-se de um quadro inalterado há tantos anos e que deve seguir assim por muito tempo, porque são praticamente nulas as possibilidades de Band e Rede TV!, mantidas as condições atuais, um dia se inserirem por aí.
A Band, menos, mas a Rede TV! muito mais, em vários momentos e espaços de suas grades, abdicam do dever de fazer televisão, para se dar ao direito da perniciosa venda de horários. É a busca do dinheiro fácil, não existindo nem mesmo a preocupação em se saber o quanto pagam ou perdem com isso.
Ao que alguém poderá dizer, “mas a Record não faz o mesmo?”. Considerando as proporções, sim, só que em condições que sempre foram diferentes. A TV e a igreja têm CNPJs “irmãos”.
Daí o estabelecimento de um quadro sem quaisquer perspectivas de mudanças que vai muito ao encontro da tese de alguns de que no Brasil, cada vez mais, em vez das tantas redes de televisão que existem, só as mesmas três se colocam como necessárias e suficientes.

Globo/Divulgação
Anote, por favor
Meio que discretamente, já estão em curso os trabalhos do “The Voice” no SBT, ainda não da sua produção, mas na procura de nomes para compor o grupo de jurados.
Em torno desta busca, pode-se assegurar o interesse em encontrar uma “mulher poderosa”, alguém com voz forte no cenário musical e sempre capaz de fazer chamar a luz para cima dela.

Divulgação
Calendário
Toda essa antecedência do SBT nos preparativos do “The Voice” se deve, principalmente, ao cuidado que os seus responsáveis desejam oferecer à montagem do programa.
A exibição, como se sabe, será de outubro a dezembro.
Grade de aniversário
O “Caldeirão com Mion” terá um programa especial para as celebrações dos 60 Anos da TV Globo, no próximo dia 26.
Em um momento dedicado ao jornalismo, Marcos Mion receberá Caco Barcellos, Fátima Bernardes, Sandra Annenberg e Ernesto Paglia, dividindo memórias e curiosidades com o público.
Arremate
Ao final da conversa com os jornalistas, o “Caldeirão” irá destacar o quadro ‘Arte Transforma’.
Nele, dois adolescentes autistas que têm hiperfoco em notícias e telejornais farão uma apresentação especial para o grupo.
Hoje é ela
Ana Paula Padrão é a convidada do nosso programa, nesta terça-feira, a partir das 19h, na LeoDias TV.
O motivo de ela não querer mais fazer jornalismo, a sua saída do “MasterChef” e os seus planos atuais ou para o futuro estão entre os assuntos em pauta.

Aquivo pessoal
Time definido
A Globo definiu o time de roteiristas que dará apoio a Aguinaldo Silva na trama de “Três Graças”, substituta do remake de “Vale Tudo”.
Foram escalados Patrícia Moretzsohn, Márcia Prates, Eliane Garcia, Zé Dassilva e Virgílio Silva.
Detalhe
Com exceção a Virgílio, que já vinha dando um certo suporte a Aguinaldo nos 30 primeiros capítulos, esses outros profissionais entram em cena a partir de agora.
Chama também atenção o fato de que Prates, Garcia e Dassilva acabaram de sair de “Mania de Você”.
Infantil
Rosi Campos, atualmente em “A Caverna Encantada” no SBT, vai aparecer em participação especial na nova versão da série “Mundo da Lua”, em breve, na TV Cultura.
Ela começou a gravar no último domingo, sob a direção de João Daniel Tikhomiroff. Antônio Fagundes, Marcelo Serrado, Pathy Dejesus e a atriz-mirim Sabrina Souza também estão no elenco.

Divulgação
Semelhança – 1
Programas regionais são essenciais para a marca de qualquer TV, atrelada a uma grande rede, porque fortalecem a identidade local através de assuntos diversos sobre cultura, costumes e entretenimento.
É também um espaço permanentemente aberto aos talentos dessas praças. São muitos os que surgiram por aí.
Semelhança – 2
No SBT, durante o período em que esteve à frente da Programação, Murilo Fraga deu sinal verde para a criação do “Masbah”, em 2013, no Rio Grande do Sul e do “Cariocou”, em 2017, no Rio de Janeiro; ambos permanecem fortes e qualificam a grade local.
Ao que, mais recentemente, a Globo lançou o “Paulistar”, em São Paulo, com características bem parecidas. Tendência ou coincidência?
Em casa
Mayana Neiva vai interpretar Maria, na Paixão de Cristo, em João Pessoa, de quinta a sábado próximos, no adro do Centro Cultural São Francisco.
Não é a primeira vez que a atriz estará neste papel, mas, desta vez, o gostinho é especial, “por ser na Paraíba, na minha terra”.

Divulgação
Craque
Alguns atores da nossa TV são escalados para determinados papéis em novelas na certeza de que darão conta do seu ofício.
É o caso de Alexandre Nero, atualmente como Marco Aurélio em “Vale Tudo”. O seu vilão cômico já caiu nas graças do telespectador.
Bate – Rebate
- Para os padrões da Rede TV!, a transmissão da Série B começa a aparecer como um grande negócio…
- … Jogo Chapecoense x Coritiba, sábado, alcançou 1 ponto de média e 1,2 de pico, na Grande São Paulo.
- Carlos Massa, o Ratinho, será o convidado do “Pânico” desta quarta-feira, às 12h, na Jovem Pan.
- Está em fase de montagem a peça “O Vendedor de Sonhos 2”, adaptada por Ingrid Zavarezzi dos volumes 2 e 3 da obra homônima de Augusto Cury.
- Moacir Fercon, como Semer, faz uma participação especial na 13ª temporada de “Reis – A Esperança”, com direção Rudi Lagemann…
- … Como se sabe, esta é a última temporada da série, ainda sem data de estreia.
- Por sua vez, Alexandre Avancini, diretor de “A Vida de Jó”, também na Record, terá Enzo Krieger e Guilherme Berenguer, e Mah Duarte e Juliana Didone, se alternando nas duas primeiras fases…
- … Personagens Jó e Raquel, respectivamente.
- Depois do Oscar, parece que a Globo tomou gosto pela coisa…
- … Serão seis filmes dela no Festival do Cinema Brasileiro de Paris, em maio.
Fonte: Portal LEODIAS