Por que Boca Juniors e River Plate vão jogar o Mundial? Entenda

Os times argentinos Boca Juniors e River Plate, estarão no Mundial de Clubes de 2025, nos Estados Unidos. Mas a presença dos gigantes argentinos levantou dúvidas: afinal, por que eles vão disputar o torneio, mesmo sem terem vencido a Libertadores nos últimos anos?

A explicação está no novo formato do torneio da Fifa e no critério de classificação via Conmebol. No caso da América do Sul, seis lugares são reservados para a Conmebol. Quatro deles foram ocupados automaticamente pelos campeões da Libertadores de 2021 a 2024: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo.

Como os clubes brasileiros já haviam estourado a cota de participação, as últimas vagas ficaram para os clubes sul-americanos de outras nações com a melhor pontuação no ranking da entidade durante esse ciclo, e é aí entram Boca Juniors e River Plate.

O River, mesmo sem ir para finais, chegou à semi em 2024 e marcou presença em todos mata-matas de Libertadores do período, acumulou pontos importantes com campanhas consistentes e a conquista de torneios locais.

Já o Boca teve peso extra na conta ao alcançar a final da Libertadores de 2023, mesmo sem conquistar o título. No ranking acumulado, os dois foram os mais bem colocados e garantiram presença no Mundial.

O Mundial de Clubes de 2025 será disputado entre junho e julho, nos Estados Unidos, e contará com 32 representantes.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Por que Boca Juniors e River Plate vão jogar o Mundial? Entenda no site CNN Brasil.

Aprovados no concurso público do Detran são convocados para posse

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Administração (Sead), publicou no Diário Oficial (DOE) desta segunda-feira, 26, o edital de convocação para...

Menores ao volante e pilotos embriagados: Marinha multa geral em domingo de vale-tudo nas águas do Rio Acre

Um soco no estômago: enquanto alguns se divertem ignorando as leis de navegação, o histórico do Calçadão da Gameleira é marcado por tragédias que...

ACRE: Lula comunica contratação de 2.9 mil unidades habitacionais no segundo mandato de Gladson Cameli

O Acre teve, entre 2023 e 2025, 2,9 mil unidades habitacionais contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida, resultado de um investimento de R$ 420,46...