“Prévia do PIB”: economia cresceu 0,4% em fevereiro, diz BC

A economia brasileira cresceu 0,4% em fevereiro na comparação com janeiro, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira (11/4).

Embora tenha avançado, o IBC-Br desacelerou em fevereiro após ter registrado alta de 0,9% em janeiro.


Entenda o IBC-Br, considerado a prévia do PIB

  • O indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto.
  • O IBC-Br incorpora estimativas de crescimento para os setores agropecuário, industrial e de serviços. O cálculo é feito com ajuste sazonal, o que permite comparar períodos diferentes.
  • IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros do país, a Selic.
  • PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país.
  • Uma alta significa que a economia está crescendo em ritmo bom, enquanto um recuo implica encolhimento da produção econômica da nação.

Na comparação com fevereiro do ano passado, o IBC-Br teve alta de 4,1% (sem ajuste sazonal). Em 12 meses até fevereiro, o indicador do Banco Central apresentou variação positiva de 3,8%.

No recorte por setores produtivos, a agropecuária teve melhor desempenho, com incremento de 5,6% na economia brasileira. Na sequência, estão os serviços (0,2%). Em fevereiro, apenas a indústria teve retração, com recuo de 0,8%.

PIB deve desacelerar em 2025

Economistas alertam para a desaceleração da economia brasileira neste ano devido aos juros altos e ao atual patamar da inflação, fatores que seguem assombrando a equipe do presidente Lula (PT).

No último Boletim Macrofiscal — relatório bimestral responsável por divulgar as projeções de curto e médio prazo para os indicadores de atividade econômica e de inflação, utilizados no processo orçamentário da União —, o Ministério da Fazenda informou que a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2025 é de 2,3%.

Para o Banco Central, a economia brasileira deve expandir 1,9% neste ano. Já os analistas do mercado financeiro ouvidos semanalmente pelo BC, no relatório Focus, projetam que o PIB crescerá 1,97% em 2025 e 1,60% em 2026.



Fonte: Metrópoles

Tempestade solar atingirá a Terra após megaerupção no Sol, alerta Nasa

Pelo menos cinco erupções solares de grande porte em menos de três dias foram registadas pelos satélites da Nasa. As erupções de classe X...

Impeachment de Ibaneis domina discursos em retorno aos trabalhos na CLDF

A CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) retomou os trabalhos legislativos nesta terça-feira (3). Na primeira sessão ordinária do ano, não houve a votação...

Mariana Rios revela momentos difíceis no pós-parto do nascimento do filho

A atriz Mariana Rios, 40, compartilhou nesta terça-feira (3) um relato sobre o pós-parto do nascimento de Palo. 42 dias após dar à luz...