Programa olímpico tem grandes mudanças para Los Angeles 2028. Confira

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta quarta-feira (9/4), grandes mudanças para as Olímpiadas de Los Angeles 2028. Os Jogos terão 351 eventos, 22 a mais do que em Paris 2024. A principal alteração feita foi a adição de seis eventos mistos, incluindo a ginástica artística.

3 imagens

Gabi Portilho, jogadora de futebol do Brasil
1 de 3

5 de agosto – Rebeca Andrade supera Biles, é ouro no solo e se torna maior medalhista Olímpica do Brasil

Elsa/Getty Images

2 de 3

Luke Hales/Getty Images

3 de 3

Gabi Portilho, jogadora de futebol do Brasil

Alex Livesey/Getty Images

De acordo com a resolução do COI, o número central de vagas continua sendo 10.500, com 698 extras para os cinco novos esportes que estarão nas Olimpíadas conforme proposta do Comitê Organizador local (Beisebol/Softbol, Críquete, Flag Football, Lacrosse e Squash).

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos haverá paridade entre o número de times femininos e masculinos. A exceção será o futebol: serão 16 times no campeonato para mulheres, enquanto os homens contarão com 12 times, como inicialmente proposto.

Além disso, mais seis eventos mistos foram adicionados ao programa olímpico, totalizando 25. Serão 161 femininos e 165 masculinos. A entidade que comanda o esporte olímpico alega que levou em consideração a igualdade de gênero para definir as mudanças.


As principais mudanças para Los Angeles 2028

  • Futebol: pela primeira vez na história Olímpica, mais equipes femininas (16) do que equipes masculinas (12).
  • Boxe: uma categoria adicional de peso feminina assegura completa paridade de gênero nos eventos, mantendo o número igual de atletas mulheres e homens como Paris 2024.
  • Polo aquático: duas equipes adicionais femininas asseguram completa paridade de gênero em vagas de atletas e números de equipes.
  • Eventos mistos expandidos: Tiro com arco, Atletismo (revezamento misto 4x100m), Golfe, Ginástica, Remo Costal Beach Sprint e Tênis de Mesa também verão a inclusão de um novo evento misto.
  • Natação: os 50m costas, borboleta e peito para homens e mulheres trarão mais entusiasmo para a piscina do Estádio de Inglewood.
  • Remo: individual feminino (CW1x), individual masculino (CM1x) e double sculls misto (CX2x) terão suas estreias nos Beach Sprints do Costal.
  • Escalada: as provas de boulder e lead serão competidas como eventos de medalha separados, criando novos palcos para os atletas brilharem.
  • Basquete 3×3: Estreando nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 com 8 times cada para homens e mulheres, o evento expandiu para incluir 12 times por gênero.



Fonte: Metrópoles

“Reconectando”: Dado Dolabella abre jogo e diz se volta com Wanessa Camargo

Todo apaixonado e sorrindo de orelha a orelha: assim ficou Dado Dolabella após a repórter Jussara Ávila perguntar quais as chances do ator e...

Em meio a uma possível condenação, Paquetá chora ao receber cartão amarelo

Lembranças ruins? O meia Lucas Paquetá, do West Ham e da Seleção Brasileira, chorou ao ser advertido com cartão amarelo durante o empate por...

Cíntia Chagas é flagrada de biquíni ao lado do namorado em resort de luxo. Veja!

Cíntia Chagas está aproveitando o melhor da vida! O Portal LeoDias obteve registros da influenciadora e professora de português ao lado do namorado, o...