Val Edward Kilmer, estrela de Hollywood, morreu aos 65 anos, vítima de pneumonia, na última terça-feira (1º/4). O ator ficou muito famoso por ter interpretado Batman, no filme Batman Eternamente (1995), e Jim Morrison, em The Door (1991).
Mercedes Kilmer, filha de Val, afirmou, ainda, que ele superou um câncer de garganta em 2014. A cirurgia de traqueostomia o fez se afastar da carreira de ator. Entretanto, ele voltou a atuar em Top Gun: Maverick (2022), ao lado de Tom Cruise, como o piloto de caça Iceman.
Val Kilmer como Batman
- O ator deu vida à Bruce Wayne, em Batman Forever (1995) e encarnou o homem morcego.
- Anos depois, ele lamentou que a sua atuação como o super-herói tenha sido pouco marcante.
- Tommy Lee Jones e Jim Carrey, como os vilões Duas Caras e Charada, respectivamente, roubaram a cena.
- O ator ainda relatou que o uniforme de Batman limitava seus movimentos e que o capacete o impedia de ouvir o que acontecia ao seu redor.
- “Foi frustrante. Parecia que a minha única função era aparecer no set e me manter parado no lugar onde mandavam ficar”, declarou, durante o documentário Val, publicado em 2022.
O artista nasceu em 31 de dezembro de 1959, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e teve uma infância muito marcada por conta da morte do irmão, em 1997, por afogamento. Os pais dele se separaram quando ele ainda tinha 9 anos.
A carreira artística de Val começou cedo. Quando ainda era pequeno, ele participou de diversas campanhas publicitárias. Quando criança, o ator recusou estrelar o comercial de uma empresa de hambúrgueres por não gostar do produtor: “Eram horríveis”, declarou.
Aos 17 anos, ele se tornou um dos alunos mais jovens no programa de atuação da Juilliard School, em Nova York. Em 1983, ele estreou na Broadway, ao lado de Sean Penn e Kevin Bacon, no espetáculo The Slab Boys.
No ano seguinte, fez o primeiro nos cinemas no filme Top Secret! e viu a sua carreira decolar. Em 1986, estrelou Top Gun ao lado de Tom Cruise. Nos anos seguintes, empilhou papéis importantes, como Jim Morrison, em The Doors (1991), e Bruce Wayne, em Batman Forever (1995).
Em 2021, durante o Festival de Cinema de Cannes, o ator publicou um documentário sobre a vida dele, intitulado Val.
Fonte: Metrópoles