Ícone do site O SERINGAL

Quenianos dominam primeiro topo do pódio na Maratona de Boston

quenianos-dominam-primeiro-topo-do-podio-na-maratona-de-boston

Quenianos dominam primeiro topo do pódio na Maratona de Boston

Nos Estados Unidos, na terceira segunda-feira do mês de abril é comemorado o Dia do Patriota e junto ao feriado é realizada a Maratona de Boston. Foi o caso desta segunda-feira (21/4).

Uma das provas de 42km mais tradicionais e desafiadoras do mundo, a 129ª edição reuniu 31 mil corredores e teve como campeões da elite masculina e feminina John Korir e Sharon Lokedi, ambos do Quênia.

3 imagens

1 de 3

Sargento vestido de Paul Revere em homenagem ao 250º Dia dos Patriotas

Maddie Meyer/Getty Images

2 de 3

John Korir foi o ganhador da Maratona de Boston de 2025

Brian Fluharty/Getty Images

3 de 3

Sharon Lokedi, vencedora da Maratona de Boston de 2025.

Brian Fluharty/Getty Images

Korir, que ganhou a Maratona de Chicago em 2024 e se tornou o sexto homem mais rápido do mundo nos 42km, cruzou a linha de chegada em Boston com o relógio marcando 2h 4min e 45s. Mas a disputa masculina não acabou por aí, isso porque Alphonce Felix Simbu e Cybrian Kotut protagonizaram um final de prova arrepiante.

O queniano e o tanzaniano percorreram a Boyslon Street, famosa rua da cidade onde fica a chegada da prova, quase colados um no outro e ambos concluíram a Maratona em 2h 5min e 4s. Mas Simbu, por alguns centímetros, conseguiu o segundo lugar do pódio.

No feminino, Sharon Lokedi concluiu a prova em 2h 17min 22s e tirou a chance da também queniana Hellen Obiri de conquistar o tricampeonato em Boston, por 19 segundos de diferença. Obiri liderou por boa parte na prova, mas nos metros finais Lokedi ultrapassou a compatriota e a deixou em segundo no pódio. A terceira colocada foi Yalemzerf Yehualaw, da Etiópia (2h 18min 0s).

Com vasta experiência em disputas de 10 km, a atual vencedora de Boston estreou nos 42km em 2022 e realizou isso em grande estilo: ganhando a Maratona de Nova Iorque. Lokedi também estabeleceu novo o recorde da prova entre as mulheres. O anterior era de 2h 19min 59s, de Buzunesh Deba (ETH), na edição de 2014.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile