Relembre os momentos de tiktoker e estilo do prefeito Rodrigo Manga

Fenômeno nacional nas redes sociais, o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), é alvo de operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (10). O “prefeito tiktoker” ficou conhecido por fazer vídeos curtos divulgando projetos da cidade e ações de sua gestão.

Com 3 milhões de seguidores no TikTok, Manga usa estratégias como ganchos visuais chamativos e vídeos de temas de alto interesse popular, resultando em diversas postagens viralizadas.

Em um vídeo postado em janeiro, o prefeito divulga a gratuidade do transporte público para estudantes. Para isso, ele simula uma briga entre um homem e um menino que tenta entrar no ônibus pela porta de trás. A postagem acumula mais de 27 milhões de visualizações.

Veja:

@rodrigomangaoficial

TÁ LOUCO TIO! ESTUDANTE NÃO PAGA MAIS PASSAGEM!

♬ som original – Rodrigo Manga

Também são frequentes as críticas ao governo federal. Manga é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e recebeu recentemente, do próprio ex-mandatário, a medalha de “imbrochável”.

Ao final dos vídeos, o prefeito sempre repete a frase: “vem morar em Sorocaba! Vamos juntos fazer dessa cidade a melhor cidade do Brasil pra se viver”.

Em entrevista à CNN em fevereiro, Manga atribuiu seu sucesso nas redes sociais a uma “comunicação mais leve, amena”, porque “as pessoas cansaram de ouvir um discurso longo”.

“Nós entendemos que nas redes sociais, ela pede hoje uma comunicação mais leve, amena, as pessoas cansaram de ouvir um discurso longo, cansativo, então nós achamos um caminho, nas redes sociais, de fazer essa divulgação”, afirmou o prefeito, que tem quase 63 milhões de curtidas na plataforma de vídeos curtos.

Manga chegou a anunciar que lançaria um curso de comunicação digital para jovens lideranças políticas. Na época, ele disse à CNN que a iniciativa tem caráter apartidário e busca atrair interessados de todos os espectros.

A primeira aula está prevista para o início de maio. “Pretendo falar sobre a minha trajetória e compartilhar minha experiência em comunicação digital”, disse Manga.

Pré-candidatura à Presidência

Na semana passada, Rodrigo Manga anunciou que pretende sair candidato à Presidência da República na eleição de 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) dispute a reeleição em São Paulo.

O prefeito afirmou à CNN que recebeu o apoio do presidente do partido, deputado federal Marcos Pereira, mas que também foi convidado pelo PRTB, de Pablo Marçal, para ser o nome na disputa à Presidência, e que contaria com uma “mega-filiação” caso decidisse trocar de legenda.

Manga também afirmou que a tendência é que Tarcísio não dispute a Presidência, e fique como candidato à reeleição em São Paulo, e que isso abre caminho para a candidatura dele ao Planalto.

“No vácuo da eleição sem Tarcísio e sem Jair Bolsonaro, meu nome surge como possibilidade da ‘Direita Social’, que pensa no desenvolvimento econômico, na desburocratização e com muito cuidado com o social”, disse.

Operação da PF

A Operação Copia e Cola acontece no âmbito de uma investigação sobre desvio de recursos públicos destinados à saúde.

A investigação teve início no ano de 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba.

Também foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.

A CNN apurou que as buscas ocorrem na casa do prefeito, na sede da Prefeitura Municipal de Sorocaba, na Secretaria de Saúde, na residência do antigo secretário de administração e no diretório do Republicanos em Sorocaba.

Mais de 100 policiais federais estão dando cumprimento a 28 mandados de busca e apreensão em 12 cidades do estado de São Paulo, incluindo Sorocaba, e em uma na Bahia.

Também foi determinado o sequestro de bens e valores em um total de até R$ 20 milhões e a proibição da Organização Social (OS) investigada de contratar com o poder público.

Os investigados poderão responder, de acordo com suas condutas individualizadas, pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.

Em entrevista à CNN nesta quinta-feira, o prefeito alegou “politização” na operação.

“A gente já viu esse filme se repetir com outros nomes. Eu lembro que o Pablo Marçal, quando anunciou sua pré-candidatura a presidente, foi alvo de uma busca e apreensão da Polícia Federal, o Gusttavo Lima também teve o mesmo problema com a polícia. Temos que separar os fatos. A investigação tem que acontecer, é bom que aconteça. Agora, infelizmente, o que vimos no dia de hoje é a politização da atuação da PF, que vemos que está acontecendo com todos aqueles que se levantam”, disse o prefeito.

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Relembre os momentos de tiktoker e estilo do prefeito Rodrigo Manga no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Após vitória na Justiça, Larissa Manoela publica frase enigmática nas redes sociais

A atriz Larissa Manoela, de 24 anos, compartilhou uma reflexção em seu perfil no Instagram e internautas apontaram uma relação com sua vitória na...

Esposa de William Bonner se emociona ao falar com Xuxa em chamada: “Morri, mas passo bem”

A esposa do jornalista William Bonner, Natasha Dantas, de 55 anos de idade, foi surpreendida ao ter a presença de Xuxa em uma videochamada...

Páscoa recheada! Maya Massafera ostenta ovo de chocolate de R$ 12 mil

Durante uma visita a uma loja, a influenciadora Maya Massafera não economizou na escolha para a época mais doce do ano. Ao explorar as...