Rui Falcão, candidato à presidência do PT: Anistia a 8/1 é inconstitucional

Candidato ao comando do PT, o deputado federal Rui Falcão (SP) avalia que a proposta de anistia para condenados do atos de 8 de janeiro de 2023 é “inconstitucional” e não deve avançar no Congresso.

“É uma proposta inconstitucional. O Supremo já tem se manifestado a respeito disso”, disse ao CNN Entrevistas deste fim de semana.

Na visão de Falcão, é um “tiro no pé” a oposição pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o texto.

Depois de o PL encabeçar um pedido de urgência do texto, o partido de Bolsonaro alcançou as 257 assinaturas mínimas para pautar a proposta, mas ainda depende de Motta tomar esta decisão.

Ainda que passe na Câmara, o petista avalia que o projeto deve ser travado no Senado, já que não há disposição do presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP), de avançar com a anistia.

“Eles dizem que é só para anistiar a ‘moça do batom’, o vendedor de sanduíche – que estava acampado há vários dias lá na frente dos quartéis –, mas estava embutido também a anistia para o ex-presidente [Jair Bolsonaro], que aliás já se tornou inelegível por outros crimes”, disse.

Sobre a defesa da liberdade de manifestação – um dos argumentos da oposição –, Rui Falcão afirmou ser preciso “responsabilidade”.

Apesar de defender maior participação social na política, ele também destacou que a anistia não pode ser tema de um plebiscito.

“Nenhuma liberdade é absoluta […] Essas manifestações não podem ser toleradas no regime democrático. Você não pode garantir liberdade para quem quer destruir a liberdade”, declarou.

O congressista também defendeu a necessidade de engajamento e mobilização social para evitar que atos criminosos se repitam.

“O 8 de janeiro pode acontecer de novo. Ninguém derrota o fascismo com flores”, afirmou à CNN.

Falcão disputará, em julho, a presidência do Partido dos Trabalhadores pela ala mais à esquerda da sigla, Novo Rumo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rui Falcão, candidato à presidência do PT: Anistia a 8/1 é inconstitucional no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Web resgata vídeo de suposta briga entre Cauã Reymond e Bruna Marquezine: “Agressivo”

A briga com Bella Campos nos bastidores de “Vale Tudo” escalonou, e o ator Cauã Reymond tem sido exposto por ex-namoradas e passou a...

Lady Gaga brinca com falha técnica no microfone durante show no Coachella

Lady Gaga enfrentou dificuldades técnicas no início da sua apresentação no segundo final de semana do Coachella neste sábado (19/4). Durante a segunda música...

Bella Campos e Taís Araújo curtem jantar de Páscoa em meio a tretas de “Vale Tudo”

Deixando as polêmicas e tretas dos bastidores do remake de “Vale Tudo” de lado, Bella Campos se juntou a Taís Araújo em um jantar...