O treino HIIT se popularizou nos últimos tempos por ser uma modalidade que combina curtos períodos de exercícios intensos seguidos de descanso ou de atividades de baixa intensidade. Seu objetivo é fomentar a queima calórica e impactar no condicionamento físico, exigindo uma grande demanda de energia do corpo.
Segundo o nutrólogo, especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais, do Instituto SoulMais, Neto Borghi, o HIIT promove a rápida queima de gordura e auxilia na capacidade cardiorrespiratória. Além disso, o treino eleva a frequência cardíaca, mantendo o metabolismo acelerado por mais tempo.
Os benefícios desse efeito, conhecido como EPOC, são diversos. É o caso do aumento da resistência, da melhora da saúde cardiovascular e da redução da gordura corporal de maneira considerável.
Por isso, a prática é muito utilizada para quem busca perder peso, já que eleva a quantidade de calorias gastas e potencializa o processo de emagrecimento. O HIIT também contribui para preservar a massa muscular, sendo uma vantagem em relação aos exercícios aeróbicos. Essa dinâmica ajuda na manutenção do metabolismo ativo, fundamental para o controle de peso.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles