Levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que os tipos de golpes mais relatados por clientes de bancos são o chamado “golpe do WhatsApp” e da falsa venda. As informações foram publicadas nesta segunda-feira (14/4).
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, afirmou que, só no ano passado, cerca de R$ 5 bilhões foram investidos em segurança e prevenção a fraudes e crimes cibernéticos. O intuito era ampliar a proteção dos clientes.
“Os bancos não têm poupado esforços e, sobretudo, investimentos no combate a crimes contra nossos clientes. Temos investido constantemente e de maneira massiva em campanhas de conscientização e esclarecimento com a população por meio de ações de marketing em TVs, rádios e redes sociais”, disse.
Confira o ranking completo
- Golpe do WhatsApp: 153 mil clientes afetados.
- Golpe da falsa venda: 150 mil clientes afetados.
- Golpe da falsa central telefônica/falso funcionário de banco: 105 mil clientes afetados.
- Phishing: 33 mil clientes afetados.
- Golpe do falso investimento: 31 mil clientes afetados.
- Golpe da troca de cartão: 19 mil clientes afetados.
- Golpe do falso boleto: 14 mil clientes afetados.
- Golpe da devolução do empréstimo: 8 mil clientes afetados.
- Golpe da mão fantasma: 5 mil clientes afetados.
- Falso motoboy: 5 mil clientes afetados.
A Febraban recomendou uma série de medidas para não cair em golpes. Confira neste link.
Fonte: Metrópoles