O Secretário de Comércio, Howard Lutnick, disse que a isenção de tarifas sobre uma ampla gama de produtos eletrônicos, incluindo semicondutores e smartphones, será temporária.
Nos próximos meses, serão impostas tarifas direcionadas a setores comerciais específicos sobre determinados produtos essenciais à segurança nacional, que “não estarão disponíveis para negociação”, disse Lutnick neste domingo (13) no programa “ABC This Week”.
“Esses produtos farão parte das tarifas setoriais de semicondutores, que estão por vir”, disse o secretário de comércio, referindo-se aos produtos eletrônicos cobertos pela isenção.
“Os semicondutores e os produtos farmacêuticos terão um modelo tarifário para incentivá-los a fazer a transferência para outros países”, disse ele.
“Precisamos de nossos medicamentos e precisamos que os semicondutores e nossos eletrônicos sejam fabricados nos Estados Unidos. Não podemos ficar em dívida e depender de países estrangeiros para coisas fundamentais de que precisamos”.
Questionado sobre o motivo pelo qual o governo decidiu isentar determinados produtos eletrônicos das tarifas recíprocas, Lutnick disse que a isenção será temporária.
“Esses produtos estão incluídos nas tarifas de semicondutores que estão chegando, e os produtos farmacêuticos estão chegando. Essas duas áreas estão chegando no próximo mês ou dois. Portanto, não se trata de um tipo de isenção permanente”, acrescentou Lutnick.
Lutnick, que no início da semana disse que não estava se relacionando diretamente com as autoridades chinesas, disse acreditar que Trump e o líder chinês Xi Jinping “resolverão o problema” e que Trump garantirá um bom resultado para os EUA.
Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda
Este conteúdo foi originalmente publicado em Secretário de Comércio diz que isenção sobre eletrônicos é temporária no site CNN Brasil.