Secretário-geral da Interpol: O crime hoje é transnacional

O crime organizado passou por uma significativa transformação nas últimas décadas, tornando-se prioritariamente transnacional. Esta é a análise de Valdecy Urquiza, secretário-geral da Interpol, no CNN Entrevistas.

Segundo Urquiza, há 20 ou 30 anos, a maioria dos delitos era local, com organizações criminosas atuando em regiões específicas. No entanto, com o advento dos serviços baseados na internet, esse cenário mudou drasticamente.

As organizações criminosas migraram para crimes digitais ou passaram a utilizar ferramentas digitais em suas atividades ilícitas. Essa mudança tornou os crimes verdadeiramente transnacionais, exigindo uma abordagem diferente das autoridades.

“Para que você tenha sucesso em uma investigação de um delito hoje de crime organizado, você precisa contar obrigatoriamente com a colaboração de outros países na obtenção de informação”, afirmou Urquiza.

O secretário-geral da Interpol destacou que, atualmente, as investigações frequentemente requerem acesso a informações armazenadas em nuvem, relacionadas a ativos digitais, telefones ou computadores. Além disso, é necessário rastrear recursos enviados ao exterior e a presença de membros das organizações criminosas em outros países.

Essa nova realidade impõe desafios significativos às autoridades policiais e judiciárias. A cooperação internacional tornou-se fundamental para o sucesso das investigações e para o combate efetivo ao crime organizado.

Urquiza enfatizou que o fenômeno da transnacionalidade do crime é global, requerendo uma resposta igualmente abrangente e coordenada por parte das forças de segurança de diferentes países.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Secretário-geral da Interpol: O crime hoje é transnacional no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Miley Cyrus quer fazer algo “muito especial” nos 20 anos de Hannah Montana

A cantora Miley Cyrus quer fazer algo especial para celebrar os 20 anos da estreia de “Hannah Montana” em 2026. “Quero criar algo realmente especial...

Torcedor arremessa vibrador em quadra durante jogo da WNBA; veja

Golden State Valkyries e Atlanta Dream fizeram um duelo emocionante pela temporada regular da WNBA. Nesta terça-feira (29), a ala italiana Cecilia Zandalasini converteu uma...

Envolvido em confusão com Glauber Braga deixa MBL e critica Arthur do Val

O militante e ex-candidato a vereador Gabriel Costenaro deixou o MBL (Movimento Brasil Livre) e alegou, em vídeo publicado nas redes sociais na terça-feira...