Setor de serviços volta a crescer e avança 0,8% em fevereiro, diz IBGE

O volume de serviços no Brasil avançou 0,8% em fevereiro, frente a janeiro. No acumulado de 12 meses, registra alta de 2,8%. O resultado positivo foi puxado, principalmente, pelos serviços de informação e comunicação, que cresceram 1,8%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10/4).


O setor de serviços no Brasil

  • A Pesquisa Mensal de Serviços monitora a receita bruta de serviços nas empresas formais, com 20 ou mais trabalhadores. São excluídas as áreas de saúde e educação.
  • A próxima divulgação da PMS referente a março será em 14 de maio.
  • Em 2024, o volume de serviços fechou com alta de 3,1%, quarto ano seguido de crescimento.

Além do setor de informação e comunicação, outras três atividades apresentaram desempenho positivo em fevereiro.

Contribuíram para o resultado de fevereiro:

  • outros serviços, com crescimento de 2,2%;
  • serviços de informação e comunicação, com expansão de 1,8%;
  • serviços profissionais, administrativos e complementares, com aumento de 1,1%;
  • serviços prestados às famílias, com alta de 0,5%; e
  • serviços de transportes, com retração de -0,1%.

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, avalia que “o setor de serviços mostrou um crescimento disseminado, com quatro das cinco atividades pesquisadas tendo resultados positivos. Com o avanço deste mês, houve recuperação da perda verificada em janeiro”.

No recorte regional, a maioria (21) das 27 unidades da federação assinalou expansão no volume de serviços em fevereiro, na comparação com janeiro, acompanhando o crescimento observado no resultado nacional (0,8%).

Os impactos mais importantes vieram de São Paulo (0,8%) e do Mato Grosso (24,9%), seguidos por Distrito Federal (9,2%), Amazonas (14,2%) e Santa Catariana (2,1%). Por outro lado, Rio de Janeiro (-0,9%), Minas Gerais (-0,6%) e Espírito Santo (-1,8%) foram responsáveis pelas principais contribuições negativas em fevereiro.



Fonte: Metrópoles

Influenciadora e cunhada de Bruno Henrique é investigada pela PF. Saiba quem é

Além de Bruno Henrique, atacante do Flamengo indiciado pela Polícia Federal por envolvimento em um esquema de manipulação de resultados por meio de cartões,...

Homem que deu facada em Bolsonaro vive em cela de 6m² e rejeita tratamento psiquiátrico

Mais de seis anos após o atentado contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, o nome de Adélio Bispo de Oliveira...

Bolsonaro permanece na UTI e segue sem previsão de alta, diz equipe médica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, em acompanhamento pós-operatório. A equipe...