Sheinbaum: “Não teremos relações com Equador enquanto Noboa for presidente”

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, reiterou em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (16) que seu governo não retomará as relações diplomáticas com o Equador enquanto Daniel Noboa for presidente.

“Não temos relações com o Equador, nem continuaremos a ter relações com o Equador enquanto Noboa for presidente, porque ele foi o responsável pela invasão da embaixada mexicana. Isso viola nossa soberania”, disse Sheinbaum.

A presidente mexicana insistiu que Noboa é “responsável pela invasão da embaixada”, referindo-se ao caso de 5 de abril de 2024, quando a polícia equatoriana capturou o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que buscava asilo na embaixada mexicana em Quito.

Após o caso, a então ministra das Relações Exteriores, Alicia Bárcena, anunciou que o governo de Andrés Manuel López Obrador estava imediatamente rompendo relações diplomáticas com o Equador devido à “flagrante violação da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e aos ferimentos sofridos pela equipe diplomática mexicana no Equador”.

O Equador acusou Jorge Glas de crimes relacionados à corrupção, crimes dos quais Glas se declarou inocente.

O caso desencadeou uma disputa diplomática entre os dois países e, agora que o México está sob a administração de Sheinbaum e Noboa foi eleito presidente até 2029, a tensão deve continuar.

“Portanto, as relações não serão retomadas e, além disso, sua vitória era altamente duvidosa”, declarou Sheinbaum na coletiva de imprensa desta quarta-feira, acrescentando: “A outra candidata está dizendo que houve fraude”.

Noboa, em entrevista à CNN após sua vitória eleitoral, disse que a cooperação entre os dois países “não pode estar condicionada à concessão de passagem segura ao ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sheinbaum: “Não teremos relações com Equador enquanto Noboa for presidente” no site CNN Brasil.

Tarifaço de Trump deixa casamentos mais caros nos EUA

Dois milhões de casamentos acontecem nos Estados Unidos todos os anos, mas são um evento verdadeiramente internacional. Da aliança ao bolo, das cadeiras às...

CPMI ouve dirigente de associação citada no escândalo do INSS

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) toma, nesta segunda-feira (10), o depoimento de Igor Dias Delecrode,...

Câncer de próstata: Dr. Kalil aponta pico de incidência aos 70 anos

O câncer de próstata apresenta maior incidência em homens por volta dos 70 anos de idade, sendo a faixa etária um dos principais fatores...