Sheinbaum: “Não teremos relações com Equador enquanto Noboa for presidente”

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, reiterou em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (16) que seu governo não retomará as relações diplomáticas com o Equador enquanto Daniel Noboa for presidente.

“Não temos relações com o Equador, nem continuaremos a ter relações com o Equador enquanto Noboa for presidente, porque ele foi o responsável pela invasão da embaixada mexicana. Isso viola nossa soberania”, disse Sheinbaum.

A presidente mexicana insistiu que Noboa é “responsável pela invasão da embaixada”, referindo-se ao caso de 5 de abril de 2024, quando a polícia equatoriana capturou o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que buscava asilo na embaixada mexicana em Quito.

Após o caso, a então ministra das Relações Exteriores, Alicia Bárcena, anunciou que o governo de Andrés Manuel López Obrador estava imediatamente rompendo relações diplomáticas com o Equador devido à “flagrante violação da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e aos ferimentos sofridos pela equipe diplomática mexicana no Equador”.

O Equador acusou Jorge Glas de crimes relacionados à corrupção, crimes dos quais Glas se declarou inocente.

O caso desencadeou uma disputa diplomática entre os dois países e, agora que o México está sob a administração de Sheinbaum e Noboa foi eleito presidente até 2029, a tensão deve continuar.

“Portanto, as relações não serão retomadas e, além disso, sua vitória era altamente duvidosa”, declarou Sheinbaum na coletiva de imprensa desta quarta-feira, acrescentando: “A outra candidata está dizendo que houve fraude”.

Noboa, em entrevista à CNN após sua vitória eleitoral, disse que a cooperação entre os dois países “não pode estar condicionada à concessão de passagem segura ao ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sheinbaum: “Não teremos relações com Equador enquanto Noboa for presidente” no site CNN Brasil.

O que fazer antes do segundo dia do Enem 2025: estudar ou relaxar?

Cerca de 4 milhões de estudantes fizeram 90 questões de linguagens e ciências humanas no domingo (9). Os candidatos ainda escreveram uma redação com...

Trump parece cochilar durante anúncio na Casa Branca e gera polêmica

Imagens do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparentemente fechando os olhos durante um anúncio no Salão Oval, na semana passada, viralizaram nas redes...

Bolsas da Europa sobem mais de 1% com possível fim de shutdown nos EUA

As bolsas europeias operam em alta de mais de 1% na manhã desta segunda-feira (10), embaladas por um clima de otimismo nos mercados globais,...