Ícone do site O SERINGAL

Sinais Vitais com Kalil: Como tratar obesidade em crianças e adolescentes?

sinais-vitais-com-kalil:-como-tratar-obesidade-em-criancas-e-adolescentes?

Sinais Vitais com Kalil: Como tratar obesidade em crianças e adolescentes?

A obesidade em crianças e adolescentes é um problema de saúde pública que requer uma abordagem abrangente, indo além do uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. De acordo com Alexandre Azevedo, psiquiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo, o tratamento deve focar principalmente no estilo de vida e no ambiente em que esses jovens estão inseridos.

O especialista ressaltou durante o CNN Sinais Vitais que, embora existam medicações aprovadas para o uso em crianças e adolescentes, bem como a possibilidade de cirurgia bariátrica em casos específicos, o cerne do problema está relacionado aos hábitos diários e ao contexto social.

Azevedo aponta diversos fatores que contribuem para o aumento da obesidade nessa faixa etária:

O tratamento da obesidade em adolescentes deve envolver uma abordagem holística, focando no autocuidado e em mudanças de longo prazo, em vez de simplesmente na perda de peso. Azevedo adverte sobre os riscos de desenvolver transtornos alimentares como bulimia e anorexia nervosa, ressaltando a importância de não focar excessivamente no peso.

O especialista defende a necessidade de mudanças culturais que comecem em casa, com os pais, e se estendam a políticas públicas que promovam:

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sinais Vitais com Kalil: Como tratar obesidade em crianças e adolescentes? no site CNN Brasil.

Sair da versão mobile