STF retoma nesta sexta julgamento de mulher que escreveu em estátua

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta sexta-feira (25), o julgamento de Débora Rodrigues dos Santos, mulher que escreveu “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, que fica em frente à Corte.

O caso ficou paralisado após o ministro Luiz Fux pedir vista, ou seja, mais tempo de análise. Durante o julgamento da denúncia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo, Fux sinalizou que poderia pedir revisão das penas, o que animou bolsonaristas entusiastas do projeto de anistia.

“Vou fazer uma revisão dessa dosimetria. Porque, se a dosimetria é inaugurada pelo legislador, a fixação da pena é do magistrado. E o magistrado o faz à luz da sua sensibilidade, do seu sentimento em relação a cada caso concreto”, afirmou.

O ministro Alexandre de Moraes, relator, já havia votado pela condenação de Débora, antes de Fux pedir vista. Para o relator, Débora deveria receber as penas de 14 anos de prisão e pagamento de multa de R$ 50 mil por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. Flávio Dino acompanhou Moraes.

Débora, segundo o relator, cometeu os seguintes crimes ao participar das ações antidemocráticas: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

A votação será retomada de forma virtual na Primeira Turma a partir desta sexta-feira e os membros da Corte terão até 6 de maio para concluir o julgamento, caso não haja mais pedidos de vista ou destaque, que levaria o caso ao plenário físico.

São membros da Primeira Turma: Moraes, Dino, Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF retoma nesta sexta julgamento de mulher que escreveu em estátua no site CNN Brasil.

Ancelotti marca presença no Maracanã para acompanhar Flamengo x Inter

Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti marca presença no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, para acompanhar Flamengo x Internacional pela ida das oitavas de final da Copa...

Ex-ministro da Defesa nega integrar plano de golpe e pede absolvição ao STF

A defesa do ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira pediu sua absolvição em alegações finais enviadas pela defesa ao STF (Supremo Tribunal Federal)...

Bolívar vence Cienciano na altitude e larga em vantagem na Sul-Americana

O Bolívar venceu o Cienciano por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (13), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, pelo jogo de...