SUS terá atendimento odontológico gratuito a vítimas de violência

O governo federal incluiu o programa de reconstrução dentária para mulheres vítimas de violência doméstica na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da sanção do PL nº 4.440/2024, feita pelo presidente Lula (PT) nessa quinta-feira (5/4). A iniciativa visa oferecer tratamento odontológico gratuito para vítimas de agressão.

A partir do programa, o SUS oferecerá próteses, implantes, restaurações e outros procedimentos com atendimento humanizado para mulheres em situação de vulnerabilidade. “A reconstrução dentária e o atendimento humanizado podem parecer detalhes, mas para essas mulheres significa um recomeço. Com os novos serviços, o SUS reafirma seu papel como um sistema de saúde que acolhe, protege e transforma vidas”, destaca o ministro da saúde Alexandre Padilha em comunicado à imprensa.

A iniciativa é uma parceria de estados e municípios e pode contar com a ajuda de clínicas odontológicas particulares e universidades para ampliar a oferta do serviço.

Imagem de mulher sendo atendida no dentista - Metrópoles
Medida visa recuperar autoestima de mulheres vítimas de violência doméstica

Outro avanço importante é a criação das Salas Lilás, que são espaços dentro das unidades de saúde voltados para o acolhimento de mulheres vítimas de violência. Essas salas terão testes rápidos para ISTs, contracepção de emergência (pílula e DIU), kits de coleta de vestígios (em casos de violência sexual), insumos para tratamento de lesões, materiais informativos acessíveis, ficha de notificação compulsória e sistemas integrados de informação.

A ampliação dos serviços busca reduzir os impactos da violência doméstica e oferecer suporte às vítimas, ajudando-as a recomeçar suas vidas.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Senadores preparam “arsenal” e levam aos EUA até resposta sobre 25 de Março

A comitiva de senadores que começa a embarcar nesta sexta-feira (25) a Washington, capital dos Estados Unidos, preparou um “arsenal” de dados e argumentos...

Encomendas de bens de capital dos EUA têm queda inesperada em junho

As novas encomendas de bens de capital manufaturados nos Estados Unidos tiveram queda inesperada em junho, sugerindo uma retração nos gastos das empresas com...

Israel e EUA avaliam opções alternativas sobre Gaza e Hamas, diz Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel está considerando “opções alternativas” para resgatar os reféns do Hamas e pôr fim ao regime...