Como boa parte dos empreendedores de primeira viagem, Sandra Gioffi viu a origem de seu negócio estar conectada a um incômodo pessoal.
Psicóloga de formação e profissional experiente da área de recursos humanos, Sandra está hoje à frente da O Trampo é Seu, uma startup de impacto que conecta candidatos a empresas em processos seletivos pautados em diversidade.
A premissa da empresa está em buscar talentos invisibilizados, especialmente de origem periférica, apostando na inclusão para promover ambientes de trabalho mais diversos e alinhados às diretrizes ESG, cada vez mais em pauta nos dias atuais.
A plataforma nasceu em 2021 quando, em meio à seleção de profissionais, a empreendedora percebeu que vieses inconscientes ainda eram barreiras para que a diversidade avançasse nos processos de admissão.
“Não era admissível para mim ouvir que simplesmente “não existia” um profissional negro, por exemplo, para ocupar determinado cargo. Esses talentos existem, simplesmente não estamos buscando no lugar certo”, conta.
Junto a colegas — e atuais sócios —, ela fundou a plataforma que busca inverter a lógica comum de processos de recrutamento. Na prática, a startup não atua como as plataformas convencionais de emprego, que divulgam vagas e aguardam que os candidatos se registrem de forma espontânea.
O objetivo da O Trampo é Seu é inverter essa dinâmica, levando as vagas até os candidatos — onde quer que eles estejam.
“Entendemos que muitos candidatos, muitas vezes, não possuem os recursos para ir até essa busca de emprego. O emprego deve vir até ele”, explica Sandra.
O olhar para fora dos canais convencionais de recrutamento leva a startup a atuar de forma direta com abrigos, organizações sociais e movimentos de impacto e ONGs, criando parcerias e recebendo indicações de candidatos com perfis adequados à cada vaga em aberto.
Viabilizar esses processos é também, em essência, uma tentativa de resolver um problema social crônico: a disparidade entre o número de posições de trabalho em aberto e o conhecimento técnico exigido de cada uma delas.
Segundo Sandra, atualmente, 14% dos profissionais formados não conseguem emprego compatível com seu nível de escolaridade no país.
“Assim que se graduam, os profissionais são surpreendidos por uma série de exigências de qualificação, incluindo a necessidade de experiência e a proficiência em outros idiomas — isso sem mencionar os recortes de raça e gênero, que ainda exercem uma influência colossal no mercado”, avalia.
“Muitos talentos estão escondidos em lugares que processos convencionais de recrutamento são incapazes de ver. A plataforma aposta na busca desses talentos, mostrando que com oportunidade e apoio, é possível chegar ainda mais longe”, diz.
Diante disso, a O Trampo é Seu busca diminuir a lacuna entre a qualificação e empregabilidade, facilitando a ponte entre talentos e empresas igualmente preocupadas em romper com essa realidade.
Na mira da O Trampo é Seu estão empresas que já estão de olho na pauta de diversidade, principalmente a de caráter socioeconômico.
A plataforma atua em São Paulo e Minas Gerais. Foram, até agora, 1 mil pessoas impactadas e em média 600 contratações.
“Muito além dos números, olhamos para a mudança de vida que cada uma dessas pessoas teve. É gratificante perceber que um graduado pode agora estar ocupando posições que sempre sonhou, em sua área”, diz.
Para os próximos dois anos, a meta da startup é colocar mais 1,5 mil pessoas no mercado, em posições relativas às suas áreas. “Nosso sonho é fazer com que todos possam furar essa bolha, ajudando profissionais a trabalhar com o que sonham”, diz.
Este conteúdo foi produzido pelo Fundo de Impacto Estímulo – que apoia pequenos empreendedores brasileiros com crédito facilitado, capacitação e conexões – em parceria com a CNN. Para saber mais sobre o Estímulo visite estimulo2020.org.
(texto de Maria Clara Dias)
Entenda como funcionava a fraude de R$ 6 bilhões em benefícios do INSS
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trabalho: startup auxilia conexões e “leva vagas” a regiões periféricas no site CNN Brasil.