Em encontro bilateral na Casa Branca nesta quinta-feira (17) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, destacaram avanços na relação entre os dois países.
“Conversamos sobre acordos comerciais”, afirmou Trump após a reunião. No entanto, questionado se a Meloni havia mudado sua posição sobre as tarifas recíprocas norte-americanas, ele foi direto: “Não”.
Meloni detalhou os principais temas da conversa: “Falamos com EUA sobre nossa relação bilateral em defesa, economia e energia”.
Segundo ela, os dois governos também planejam ampliar a cooperação na área nuclear. “Queremos trabalhar juntos em acordos nucleares”, disse.
Na área de energia, a primeira-ministra reconheceu a necessidade de aumentar as importações de gás natural liquefeito (GNL).
Ela também agradeceu a disposição de Trump em visitar Roma “em um futuro próximo”, embora a data ainda não tenha sido discutida.
Sobre a guerra na Ucrânia, os dois líderes demonstraram alinhamento. “Juntos também defendemos paz duradoura na Ucrânia”, afirmou Meloni.
A fala reforça a posição de Trump, que já havia declarado que seu objetivo é “fazer Putin parar com a guerra”.
Kopenhagen perde exclusividade da “língua de gato”, decide Justiça
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump e Meloni reforçam parceria, mas sem mudanças sobre tarifas no site CNN Brasil.