Ucrânia terá novo rascunho de acordo de minerais com os EUA, diz Zelensky

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou que, no início da próxima semana, a Ucrânia escolherá um escritório de advocacia para representar seus interesses nas negociações com os Estados Unidos e estará pronta para apresentar um novo rascunho do acordo de minerais.

“No início da próxima semana, terei uma grande reunião com nossa equipe, onde serei apresentado a todos os pontos do acordo que nos satisfazem, ou que refletirão a justiça do acordo em nossa opinião — como o vemos”, disse Zelensky em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (4).

Ele acrescentou que “uma equipe técnica estará pronta para uma viagem aos Estados Unidos e para um diálogo com nossos parceiros americanos”. O presidente ucraniano esclareceu que não participará desta viagem.

Zelensky também disse que “a América está pronta” para pressionar a Rússia a aceitar um cessar-fogo, e os dois países “conversaram sobre aumentar a pressão de sanções sobre os russos porque eles não querem acabar com a guerra”.

“E, claro, o primeiro passo para acabar (com a guerra) é um cessar-fogo. Estamos esperando por esses passos, estamos esperando por eles há muito tempo”, afirmou.

A CNN entrou em contato com o Departamento de Estado dos EUA para comentar.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ucrânia terá novo rascunho de acordo de minerais com os EUA, diz Zelensky no site CNN Brasil.

Roberto Azevêdo: Sentimento do empresariado sobre tarifaço é que não há caminho diplomático

O setor empresarial brasileiro demonstra crescente preocupação com o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos e a aparente ausência de caminhos diplomáticos para...

Sanções a Moraes colocam Brasil em “encruzilhada”, alerta Alberto Pfeifer

A recente sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no âmbito da Lei Magnitsky,...

Menina de 12 anos luta para alimentar família na Faixa de Gaza

Yana Al-Skaifi, uma menina de 12 anos assumiu a responsabilidade de alimentar sua família em meio à crise humanitária na Faixa de Gaza. No calor...