UFC: Ilia Topuria disputará cinturão dos leves. Entenda cenário

Ilia Topuria, espanhol ex-campeão dos penas deve mesmo disputar cinturão dos leves no UFC 317. Topuria deve enfrentar o russo Islam Makhachev pelo cinturão linear ou contra brasileiro Charles “Do Bronx” Oliveira pelo cinturão vago, caso o russo decida subir de categoria para disputar o cinturão dos meio-médios.

As informações são dos jornalistas Álvaro Colmenero e Ariel Helwani.

3 imagens

Charles Oliveira antes de sua luta com Chandler

Islam com cinturão dos leves, após defesa contra Renato Moicano
1 de 3

Ilia Topuria, lutador do UFC

Cooper Neill/Zuffa LLC via Getty Images

2 de 3

Charles Oliveira antes de sua luta com Chandler

3 de 3

Islam com cinturão dos leves, após defesa contra Renato Moicano

Jeff Bottari/Zuffa LLC

A indefinição do oponente do lutador espanhol acontece devido à possibilidade de Makhachev subir para a categoria de 77kg. Caso o mesmo não aceite a luta contra Topuria pelo cinturão linear, os rumores indicam que o UFC forçará o mesmo a pular de categoria para abrir espaço para brasileiro e espanhol se enfrentarem pelo cinturão dos leves em Las Vegas, no dia 28 de junho.

No podcast de Joe Rogan, analista e comentarista do UFC, afirmou que lhe foi prometida uma disputa pelo cinturão no seu primeiro confronto nos leves, caso subisse da categoria e deixasse seu título de campeão dos penas vago. Dana White, por sua vez, disse em entrevista, em fevereiro, que a decisão foi totalmente dele, e que a luta contra Islam não era garantida, declarando ainda ter outras opções para o russo.

Possíveis adversários

Islam e Charles se encontram em posições difíceis. Makhachev, que já declarou sua vontade de ser campeão da categoria dos meio-médios para aumentar ainda mais seu legado, conta com um problema na forma do atual campeão meio-médio: Belal Muhammad, seu companheiro de treino e amigo.

Quando o campeão da categoria de 77kg venceu seu título, Islam declarou, em tom de brincadeira, que ele estragou seus planos de ser duplo campeão. Muhammad lutará contra Jack Della Maddalena, no dia 10 de maio, em combate valendo o cinturão.

Para o russo, o ideal é torcer contra seu amigo para não ser forçado a luta com Belal. Embora a amizade dos campeões não os proibisse de lutar, se ele decidir não entrar em combate com Topuria, e Belal defender seu trono, as opções ficarão escassas.

Já Charles declarou apenas querer lutar pelo cinturão após vencer Michael Chandler por decisão. O brasileiro pensa que isso é o suficiente para lhe consagrar como verdadeiro desafiante ao título, e com a possível subida de Islam, se veria em uma disputa com Ilia Topuria pelo título de campeão linear dos leves.



Fonte: Metrópoles

Michelle pede que “Deus dê sabedoria” a Flávio na disputa ao Planalto

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) parabenizou o seu enteado, o senador Flávio Bolsonaro (PL), pela escolha de Jair Bolsonaro (PL) para que ele dispute...

Análise: STF acredita que extradição de Zambelli é questão de tempo

A Justiça da Itália solicitou ao governo brasileiro informações sobre as condições de segurança no sistema carcerário nacional para uma eventual extradição da deputada...

Petrobras sinaliza novo projeto de transição energética até o fim do ano

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que o Conselho de Administração da estatal vai aprovar, até o final do ano, um projeto de...