Vaticano reúne líderes globais para enterro do papa Francisco neste sábado

Neste sábado (26), será realizado o funeral do papa Francisco. Ele começará às 10h, no horário local (5h de Brasília) e contará com forte esquema de segurança em Roma.

A cerimônia acontecerá na Praça de São Pedro, no Vaticano. Depois, haverá um cortejo fúnebre até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde Francisco será sepultado. Ele será o primeiro pontífice em cerca de 100 anos a ser enterrado fora do Vaticano.

Veja o cronograma dos horários*:

  • 5h às 7h30 – Missa das Exéquias
  • 8h – Procissão chega à Basílica de Santa Maria Maggiore; Homenagem dos pobres
  • Cerimônia fechada – Sepultamento

*horários de Brasília

 

Quem participará do funeral do papa Francisco?

Autoridades esperam que mais de 200 mil pessoas compareçam ao funeral, incluindo diversos líderes globais e integrantes de realezas.

Até o momento, cerca de 50 chefes de Estado foram confirmados, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Argentina, terra natal de Francisco, e 10 monarcas reinantes.

Líderes da Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Ucrânia e instituições da União Europeia também confirmaram sua presença.

Homenagens antes do sepultamento

As autoridades informaram que pessoas pobres, imigrantes, trans e seis presos receberão o caixão do papa Francisco em frente à basílica, nas escadas do edifício.

A delegação será composta por socorristas e migrantes que foram refugiados, torturados e escaparam de campos de concentração na Líbia, segundo a Mediterranea, ONG que se encontrou diversas vezes com o papa.

Os seis presos encontraram o pontífice na prisão de Rebibbia por ocasião da abertura da Porta Santa.

Fechamento do caixão

Após o fim do velório na sexta-feira (25), o caixão de Francisco foi selado em uma cerimônia privada conduzida por oito cardeais católicos.

O rosto do papa foi coberto com um véu de seda branca e seu corpo será aspergido com água benta.

Itens papais, como moedas e medalhas cunhadas durante seu pontificado, foram colocados no caixão. Uma escritura especial listando os pontos-chave de seu papado de 12 anos também foi colocada no caixão.

Francisco pediu para ser enterrado em um caixão simples de madeira revestido de zinco, ao contrário de seus antecessores, que foram enterrados em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vaticano reúne líderes globais para enterro do papa Francisco neste sábado no site CNN Brasil.

Collor tem benefícios como ex-presidente; saiba quais

O ex-presidente Fernando Collor de Mello, que foi preso na madrugada de ontem (25) após determinação do ministro Alexandre de Moraes, está preso em...

Quais são os riscos da hipertensão para a saúde vascular

Em 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. A pressão alta — como também é chamada — costuma não...

“Achei que era estresse”, diz mulher com tremores do Parkinson aos 37

Foi durante o velório do pai que a administradora Carol Nogueira percebeu pela primeira vez o tremor. Na época, com 37 anos e diante...