Vídeo: explosão e incêndio deixam 32 vítimas em plataforma de petróleo

Imagens mostram uma densa fumaça escura saindo da plataforma PCH-1, da Petrobras, localizada na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, após a explosão da plataforma de petróleo que deixou pelo menos 32 trabalhadores feridos.

O acidente ocorreu por volta das 7h25 da manhã de segunda-feira (21), 14 dos feridos foram hospitalizados por queimaduras e os demais por inalação de fumaça. O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) informou que acompanha a situação. Veja vídeo:

Na manhã desta terça-feira (22), o coordenador geral da entidade, Sérgio Borges, atualizou o estado de saúde dos feridos e responsabilizou os desinvestimentos recentes da Petrobras pelo acidente, afirmando que o desmonte da estatal tem gerado riscos crescentes à segurança dos trabalhadores.

De acordo com o sindicato, os atendimentos médicos foram realizados em hospitais de Campos dos Goytacazes e de Macaé. A assistente social Daniele Araújo e a diretora sindical Bárbara Bezerra estiveram nas unidades hospitalares de Macaé, enquanto Borges acompanhou os feridos nos hospitais Dr. Beda e da Unimed em Campos.

Ainda segundo o Sindpetro-NF, nesta terça-feira (22), foi informado que não há mais petroleiros internados em Campos dos Goytacazes. No entanto, dez trabalhadores seguem hospitalizados em Macaé, todos no Hospital da Unimed, sendo quatro deles na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Mesmo com a gravidade das lesões em alguns casos, os pacientes estão conscientes e em contato com familiares e equipe médica. Um deles, no entanto, segue em estado grave.

A diretora Bárbara Bezerra foi indicada pelo sindicato para compor a comissão de investigação do acidente. A Petrobras, por sua vez, deve concluir ainda hoje o desembarque dos trabalhadores não essenciais à habitabilidade e segurança da unidade, que teve as operações suspensas.

O sindicato afirmou que a situação na plataforma de Cherne 1 ainda é delicada. A explosão comprometeu os sistemas de comunicação da unidade e também danificou cabos que atendem outras plataformas próximas, resultando em falhas na comunicação em toda a região.

A CNN aguarda o posicionamento da Petrobras sobre as atualizações do caso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo: explosão e incêndio deixam 32 vítimas em plataforma de petróleo no site CNN Brasil.

Onça que devorou caseiro retorna para procurar corpo e ataca socorrista

A onça que matou o caseiro em uma área isolada da região de Touro Morto, a aproximadamente 150 quilômetros de Miranda, no Mato Grosso...

Red Bull decide não recorrer a punição de Max Verstappen

A Red Bull optou por não recorrer a penalização de cinco segundos imposta a Max Verstappen durante o Grande Prêmio da Arábia Saudita. O tetracampeão...

Arroz e feijão fraudados: 32 toneladas são apreendidas no interior de SP

As autoridades apreenderam 32 toneladas de arroz após comprovar que uma rede de supermercados em Araraquara, no interior de São Paulo, vendia os alimentos...