Vigilância na CBF: Vice-presidente autorizou instalação de câmeras escondidas

O portal LeoDias teve acesso com exclusividade a um escândalo que pode abalar as estruturas do futebol brasileiro e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Trata-se de um esquema de espionagem interna autorizado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, com o apoio direto de Ricardo Lima, presidente da Federação Bahiana de Futebol e já eleito vice-presidente da CBF para o próximo ciclo a partir de 2026.

Segundo trocas de mensagens obtidas pela reportagem, câmeras escondidas foram instaladas no restaurante da sede da CBF, no Rio de Janeiro, sem o conhecimento de funcionários, membros da diretoria, treinadores e até jornalistas que frequentam o local. A intenção era clara: monitorar os passos de pessoas ligadas à entidade. O fato, vale destacar, foi noticiado pelo jornalista Lúcio de Castro, em primeira mão. O portal LeoDias traz, pela primeira vez, a troca de emails que resultou na compra do serviço.

Veja as fotos

E-mail para CBF
E-mail para CBF
Conversa de WhatsApp Ricardo Lima
Conversa de WhatsApp Ricardo Lima
Conversa de WhatsApp Ricardo Lima
Conversa de WhatsApp Ricardo Lima
Orçamento da empresa para  CBF
Orçamento da empresa para CBF
Reprodução/Ednaldo Rodrigues
Reprodução/Ednaldo Rodrigues
Reprodução/Ednaldo Rodrigues
Reprodução/Ednaldo Rodrigues

O print de uma conversa no WhatsApp entre um fornecedor e Ricardo Lima comprova a negociação. Em uma das mensagens, o fornecedor questiona: “Câmeras escondidas no restaurante?” e logo em seguida pergunta se deveria enviar ao setor de compras. A resposta de Ricardo Lima, é direta: “Perfeito. Envia sim”.

No PDF anexo da proposta, também enviado na conversa, está detalhado o pedido para a instalação de câmeras CFTV camufladas no refeitório, com integração ao sistema de segurança Digifort e resolução HD. O serviço foi orçado em R$ 15.950,00 pela empresa fornecedora e deveria ser feito discretamente, “durante à noite ou no fim de semana”.

O mais grave seria que a autorização partiu de Ricardo Lima, que além de ser o braço direito de Ednaldo Rodrigues na CBF, é casado com a cunhada do presidente, reforçando os laços de confiança e dependência entre ambos.

Em outra conversa obtida pelo portal, os dois voltam a tratar de assuntos internos da CBF e mostram alinhamento total. “Estou sempre alinhado com ele (Ednaldo) e preciso estar com você também, conversar com você vai ser bem importante para nós”.

O caso levanta suspeitas graves de violação de privacidade e uso indevido de controle interno. A equipe do LeoDias segue investigando e promete trazer mais desdobramentos do caso. O futebol brasileiro, mais uma vez, vê-se às voltas com escândalos que vão muito além do âmbito esportivo.

A assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também foi procurada para se manifestar sobre os fatos relatados e não respondeu aos contatos.

Caso as partes desejem se manifestar, esta nota será atualizada.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias



Fonte: Portal LEODIAS

Especialistas irão elaborar acordo nuclear entre EUA e Irã, diz ministro

O Irã e os Estados Unidos concordaram neste sábado (19) em encarregar especialistas de começar a elaborar uma estrutura para um possível acordo nuclear,...

CBF veta transmissões próprias dos clubes participantes da Série D 2025

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) proibiu os 64 participantes da Série D do Brasileirão de realizar transmissões próprias de seus jogos. A competição...

Caminhão contêiner tomba sobre carro e mata 3 pessoas no litoral de SP

Um caminhão contêiner tombou sobre um carro na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em São Vicente, litoral de São Paulo, na manhã deste sábado...