O SERINGAL

5 livros para dar de presente no Dia das Mães

Quando o assunto é dar um presente para a mamãe, quase todo mundo fica na dúvida sobre o que dar neste ano. Para ajudar aquelas matriarcas que adoram uma boa leitura, a CNN fez uma seleção de cinco livros que vão deixar qualquer mãe muito feliz.

Entre os títulos destacados estão alguns grandes sucessos como “Mulheres que Correm com Os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estés, ao misterioso romance “Para Toda a Eternidade”, de Caitlin Doughty.

Os livros viajam em universos ficcionais que falam sobre a psicologia feminina, baseada em contos de fadas, ou mesmo trazem assuntos com bom humor como carreira, inseguranças e autoestima da mulher.

Conheça a sinopse de cada um dos livros:

“Para Toda a Eternidade”, de Caitlin Doughty


“Para Toda a Eternidade”, de Caitlin Doughty • Divulgação

A morte é inevitável. Lembrar que um dia morreremos ainda gera desconforto em muita gente; discutir as possibilidades para a cerimônia de despedida, então, é impensável. Bem, não para Caitlin Doughty, agente funerária, criadora do grupo The Order of the Good Death e escritora publicada pela DarkSide® Books. Alguns leitores já conhecem a escrita divertida e realista de Caitlin, mas, para quem ainda não teve o prazer de ler Confissões do Crematório, a Caveira explica: ainda jovem, Caitlin conseguiu emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava barbeando cadáveres e preparando corpos para a incineração.

“A Mãe Perfeita”, de Aimee Molloy


“A Mãe Perfeita”, de Aimee Molloy • Divulgação

Ser a mãe perfeita parece impossível, mas ainda assim elas tentam. Recebem e-mails com dicas sobre a criação dos filhos, trocam mensagens com sugestões e se apoiam quando precisam. Essas são as Mamães de Maio. Alguns meses após se conhecerem, Winnie, Francie, Colette e Nell decidem sair para beber em um bar local, buscando uma pequena folga da rotina. Mas na noite do Quatro de Julho, durante o verão mais quente da história do Brooklyn, o que começa com alguns drinques inocentes termina terrivelmente errado: um dos bebês é roubado de seu berço.

Winnie estava relutante em deixar Midas, seu filho recém-nascido, em casa com a babá, mas o grupo insistiu. Quando Midas desaparece sem deixar rastros, a vida dela entra em colapso. As Mamães de Maio são as únicas dispostas a escutá-la e ajudá-la. Porém, além de investigarem o desaparecimento da criança, elas precisam investigar umas às outras. Não se conhecem tão bem quanto pensavam e, conforme a investigação policial avança e a mídia faz do sofrimento de Winnie seu assunto principal, segredos são expostos, casamentos testados e amizades formadas e destruídas.

“Tudo é Rio”, de Carla Madeira


“Tudo é Rio”, de Carla Madeira • Divulgação

Com uma narrativa madura, precisa e ao mesmo tempo delicada e poética, o romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.

Na orelha do livro, Martha Medeiros escreve: “ Tudo é rio  é uma obra-prima, e não há exagero no que afirmo. É daqueles livros que, ao ser terminado, dá vontade de começar de novo, no mesmo instante, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa. Na primeira leitura, essa entrega mais lenta é quase impossível, pois a correnteza dos acontecimentos nos leva até a última página sem nos dar chance para respirar. É preciso manter-se à tona ou a gente se afoga.”

A metáfora do rio se revela por meio da narrativa que flui – ora intensa, ora mais branda – de forma ininterrupta, mas também por meio do suor, da saliva, do sangue, das lágrimas, do sêmen, e Carla faz isso sem ser apelativa, sem sentimentalismo barato, com a habilidade que só os melhores escritores possuem.

“Mulheres que Correm com os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estés


“Mulheres que Correm com os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estés • Divulgação

Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, Mulheres que correm com os lobos, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Clássico dos estudos sobre o sagrado feminino e o feminismo, o livro é o primeiro de uma série de longsellers da Rocco a ganhar edição com novo projeto gráfico e capa dura.

“O Ano em que Disse Sim”, de Shonda Rhimes


“O Ano em que Disse Sim”, de Shonda Rhimes • Divulgação

O ano em que disse sim é um relato comovente, inspirador, divertido e profundamente pessoal. Shonda Rhimes faz um convite ao leitor para repensar suas atitudes e dar a si mesmo o poder de mudar a própria vida para sempre com uma única resposta: “SIM.”

Foi durante um jantar em família que a irmã mais velha de Shonda disse para ela seis palavrinhas estarrecedoras: Você nunca diz “sim” para nada . Dias depois, a afirmação da irmã ainda não havia abandonado sua mente e ela percebeu que o “não” era apenas uma amardura. O “não”, para Shonda, poderia até representar segurança, mas ― contraditoriamente ― resultava em uma vida infeliz.

Rhimes então deu início ao que chamou de “Ano do Sim”: ela se comprometeria a, durante um ano, dizer “sim” para tudo, fosse para a carreira, fosse para a vida íntima. De entrevistas e discursos em público até cuidar da saúde e lidar com os sentimentos mais difíceis. Ela precisou reformular a forma como lidava consigo mesma e com aqueles ao seu redor para que pudesse reencontrar o bem mais precioso de sua vida: seu verdadeiro eu.

Veja livros de fantasia e ficção científica que chegam no 2º semestre

Este conteúdo foi originalmente publicado em 5 livros para dar de presente no Dia das Mães no site CNN Brasil.

Sair da versão mobile