Acupuntura para pets: entenda como o tratamento pode ajudar

A terapia de acupuntura, que era tão difundido entre adultos que buscam tratamentos holísticos para diferentes fins, tem ganhado cada vez mais força na medicina veterinária.

Fruto da medicina tradicional chinesa, a acupuntura é a técnica de inserir agulhas finas no corpo do paciente para ativar pontos específicos do corpo e, assim, aliviar dores crônicas, liberar o estresse e promover o relaxamento e o bem-estar. Nos pets, ela não funciona de forma diferente.

A veterinária fisiatra e acupunturista do Nouvet, centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo, Marina Lamas explica que a acupuntura pode funcionar tanto como método um tratamento isolado como em um papel complementar a uma conduta mais tradicional. Ela pode ser usada, inclusive, para tratar traumas e ajudar a recuperar a mobilidade dos cães e gatos.

“Existem casos de cães que voltaram a correr depois de anos com dificuldade para andar e gatos com dores crônicas que recuperam o ânimo para brincar”, contou Lamas.

O método pode ser importante também para pets que sofrem de estresse ou ansiedade e precisam de abordagens mais naturais. Nesses casos, a acupuntura pode ser associada também a fitoterápicos e mudanças ambientais.

“Animais muito estressados ou até com medo de barulhos, como fogos de artifício, podem ter uma melhora significativa no comportamento após algumas sessões. A acupuntura age no tratamento desses casos principalmente se associada também a fitoterápicos e mudanças ambientais”, disse a veterinária.

Apesar de consistir na inserção de agulhas nos pets, a acupuntura não é dolorida, já que as agulhas são ultrafinas. Segundo Lamas, uma sessão de tratamento pode durar entre 20 e 30 minutos e pode ser combinado com outros estímulos, como eletricidade de baixa frequência e calor.

“Muitos pets até cochilam durante a sessão, especialmente os que já sofrem com dores crônicas e finalmente encontram alívio”, relatou.

Marina Lamas também defende a acupuntura com prevenção para problemas de saúde dos pets e alerta para o fato de que a acupuntura é um tratamento de longo prazo, cujos resultados aprecem pouco a pouco, sessão após sessão. Ela relata que a prática tem sido mais frequente em animais idosos ou de raças com predisposição a algum tipo de doença.

“Muitos tutores de animais idosos ou de raças predispostas a doenças articulares estão adotando a técnica como forma de prevenção, garantindo mais qualidade de vida a longo prazo”, conclui a especialista.

Veja também: Governo lança RG para identificar e localizar pets

“Pais de pet” tendem a gastar mais de R$ 200 por mês com bichos

Sean Diddy Combs surge irreconhecível na prisão. Veja foto

Sean Diddy Combs surgiu irreconhecível após os primeiros dias na prisão Fort Dix, em Nova Jersey. Fotos obtidas pela CBS News mostra o cantor...

Pelo menos 20 soldados morreram em acidente aéreo na Geórgia, diz Turquia

Pelo menos 20 soldados morreram em uma queda de uma aeronave militar na Geórgia na terça-feira (11), informou o ministério da Defesa da Turquia...

Análise: China viu na transição energética oportunidade de inserção global

A China está redefinindo o cenário global da transição energética ao disponibilizar equipamentos de energia limpa a preços acessíveis para países emergentes. O analista de...