Alta do IOF: Febraban estima que impacto no crédito chega a 40%

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que, com o aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o custo efetivo do crédito pode variar entre 14,5% e 40%, em juros.

Para o presidente da Febraban, Isaac Sidney, o impacto no custo do crédito é “severo”, e as micro, pequenas e médias empresas devem ser as maiores afetadas. Ele disse que os dados “certamente” sensibilizaram o Ministério da Fazenda.

“Esse é um dado que certamente sensibilizou o Ministério da Fazenda, que abriu um diálogo para que a gente pudesse constituir uma frente de trabalho para analisar alternativas”, declarou Sidney.

Os números foram repassados após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e representantes dos maiores bancos privados do país, na sede da pasta, em Brasília (DF).

Aumento do IOF

  • O governo federal publicou o detalhamento da regulamentação na tributação do IOF sobre operações de crédito, câmbio e seguro.
  • Segundo o Ministério da Fazenda, o objetivo da medida é assegurar o equilíbrio fiscal, bem como criar harmonia entre política fiscal e política monetária.
  • No mesmo dia do anúncio, o Executivo decidiu revogar a elevação do IOF para aplicações de investimentos de fundos nacionais no exterior. Com isso, a alíquota continua zerada nesses casos.
  • Inicialmente, a estimativa de arrecadação era de R$ 20,5 bilhões em 2025. Mas, com a mudança de partes do decreto, a equipe econômica deve fazer um novo cálculo — ainda não informado.
Leia também

Setor bancário é contra aumento de impostos

Sidney frisou que a federação é contrária ao aumento do IOF, mas preferiu adotar um “debate construtivo” com a Fazenda. “Neste momento, criticar seria a parte mais fácil, mas nós optamos por um debate construtivo”, explicou.

Ele ressaltou que o país está diante de uma situação em que precisa ter as contas públicas “equilibradas”, mas que a busca por esse equilíbrio “não deveria se dar pelo aumento de impostos”.



Fonte: Metrópoles

Escassez de alimentos em Gaza ameaça saúde de bebês e crianças, diz ONU

As Nações Unidas alertaram no domingo (20) sobre a piora da crise humanitária em Gaza, com um aumento acentuado no número de crianças desnutridas...

Cientistas registram planeta em formação “esculpindo” poeira pela 1ª vez

Pela primeira vez, astrônomos conseguiram capturar um planeta ainda em formação “moldando” o gás e a poeira ao seu redor no formato de uma...

Mais de 1.000 palestinos foram mortos em busca de suprimentos em Gaza

Pelo menos 1.000 pessoas foram mortas e 6.500 ficaram feridas enquanto tentavam receber ajuda em Gaza desde o final de maio, informou o Ministério...