Aneel: bandeira de junho será vermelha e conta de luz ficará mais cara

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (30/5), que a bandeira tarifária de junho será vermelha, no patamar 1. Ou seja, será cobrada uma taxa extra nas contas de energia elétrica a partir do 1º dia do próximo mês.

Isso significa que as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h consumidos.

“Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas”, informou a Aneel.

Com o acionamento da bandeira vermelha, patamar 1, a agência reforçou a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica.

Leia também

É a primeira vez em 2025 que é acionada a bandeira vermelha. Até abril deste ano, a bandeira tarifária estava verde, sem custo adicional para os consumidores. Em maio, a bandeira vigente passou para amarela — grau intermediário na estrutura tarifária (veja abaixo).

Em 2024, as bandeiras tarifárias da energia elétrica no Brasil também oscilaram entre as cores verde, amarela e vermelha. A bandeira ficou verde de abril até julho do ano passado, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, vermelha, patamar 2, em outubro, e amarela em novembro. O ano foi encerrado com a bandeira verde, que vigorou no mês de dezembro.

Sistema de bandeiras tarifárias

  • Lançado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é um mecanismo que indica aos consumidores, mensalmente, a situação da geração de energia no Brasil.
  • Para definir a bandeira tarifária vigente, a Aneel considera fatores, como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.
  • Anteriormente, as variações (para mais ou para menos) eram repassadas até um ano depois, no reajuste tarifário seguinte.

Sistema de cores das bandeiras tarifárias - Metrópoles



Fonte: Metrópoles

Waack: Corrupção, megaoperação e a atuação do STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes percebeu possíveis irregularidades na megaoperação realizada no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho....

Autoridades mexicanas entram em confronto com grupo armado em Sinaloa

Autoridades do estado de Sinaloa, na costa do Pacífico do México, foram atacadas por um grupo armado nesta segunda-feira (3). O incidente deixou 13...

Missão do Japão fará auditoria final para liberar carne bovina brasileira

Uma comitiva do governo do Japão virá ao Brasil, em novembro, para realizar a auditoria final nos frigoríficos brasileiros que pode, enfim, concluir a...