Anvisa suspende venda de suplementos para dor muscular e sono. Entenda

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão imediata da fabricação, venda, distribuição, propaganda e uso de cinco suplementos alimentares da marca Alwaysfit, incluindo itens da linha Curcumais.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (27/5) e atinge todos os lotes dos produtos. De acordo com a Anvisa, a medida foi tomada porque os suplementos estavam sendo vendidos com recomendação de uso sublingual, sem que houvesse avaliação específica sobre a segurança do uso dos ingredientes para essa via de administração.

Leia também

Quais produtos foram suspensos?

Os suplementos afetados pela decisão da Anvisa são:

  • Suplemento alimentar líquido de melatonina (Alwaysfit)
  • Suplemento alimentar líquido de melatonina spray (Alwaysfit)
  • Suplemento alimentar líquido de óleo de semente de abóbora (Alwaysfit)
  • Suplemento alimentar líquido da marca Curcumais/Alwaysfit
  • Suplemento alimentar em gotas de metil B9-B12 (Alwaysfit)

Todos estavam disponíveis para compra no site da empresa e eram divulgados com promessas como melhora do sono, alívio de dores e apoio ao trato urinário.

Por que o produto foi suspenso?

Segundo a agência, suplementos alimentares só podem ser comercializados conforme regras específicas que garantam a segurança de uso. As normas brasileiras estabelecem limites de ingredientes e dosagens para produtos de ingestão oral.

Mas, no caso da via sublingual, o modo como o corpo absorve as substâncias é diferente, e os efeitos podem variar. Por isso, qualquer produto que prometa uso sublingual precisa passar por uma avaliação de segurança específica, o que não foi feito pela empresa responsável.

A Anvisa identificou que os produtos eram comercializados sem essa validação técnica, o que representa risco à saúde dos consumidores. Diante disso, ordenou não só a suspensão imediata da comercialização, mas também o recolhimento dos lotes que já estão no mercado.

Procurada pelo Metrópoles, a Always Fit Suplementos Alimentícios Ltda, empresa responsável pelos produtos e sediada no Paraná, reconheceu a proibição da Anvisa sobre a indicação de uso sublingual para suplementos e declarou que já realizou as adequações exigidas, retirando do mercado as versões que traziam essa recomendação.

“Ressaltamos que a notificação da Anvisa se refere exclusivamente a essa menção, não havendo qualquer questionamento sobre a segurança ou composição dos produtos”, informou.

Segundo a Always Fit, os suplementos da marca continuam à venda com indicação de uso oral (não mais sublingual) ou diluídos em água antes do consumo, conforme previsto pelas normas sanitárias. Eles são apresentados em frascos com conta-gotas.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

BBB 26: veja reação dos brothers à entrada do Quarto Branco na casa

Os participantes do grupo Pipoca Chaiany, Gabriela, Leandro e Matheus se classificaram e entraram no BBB 26 após resistirem por 120 horas ao Quarto...

Bombeiros retomam buscas por idosa arrastada em carro durante chuva em SP

O Corpo de Bombeiros retomou, na manhã deste domingo (18), as buscas por Maria Deusdete da Mata Ribeiro, de 67 anos, desaparecida desde a...

Estudante revela rotina de estudos após tirar nota mil na redação do Enem

A divulgação dos resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 trouxe um motivo especial de comemoração para a cidade de Barreiros (PE),...