Após demissão, ex-ministro Carlos Lupi afirma que seu nome não aparece na investigação

Carlos Lupi, agora ex-ministro da Previdência Social, afirmou nesta sexta-feira (02/03) que seu nome não é mencionado em nenhum momento das investigações. A declaração foi feita após o anúncio de sua saída do cargo.

O pedido de demissão ocorreu após uma crise envolvendo um golpe de até R$ 6,3 bilhões contra aposentados e pensionistas, investigado pela Polícia Federal e pela CGU. Apesar de dizer que não é citado nas investigações e que sempre colaborou, Lupi foi alertado sobre o problema em 2023, mas demorou a agir. Ele afirmou que continuará acompanhando e apoiando as investigações.

Veja as fotos

Reprodução: Globo
Carlos LupiReprodução: Globo
Reprodução
Carlos LupiReprodução
Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Lula e Carlos LupiFoto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Reprodução/
Reprodução/

“A demora de resposta do INSS sempre tinha a justificativa de ser um volume muito grande de associados, em torno de 6 milhões”, disse o ministro, que confirmou ao UOL que recebeu o aviso. Ele também citou um relatório de apuração publicado em setembro de 2024. “Era um relatório extenso e por isso profundo e demorado.”

Lupi nega omissão. “Se tem instituições que fraudaram e roubaram aposentados, então nós temos o dever de defendê-los. Eu tenho certeza de que tem muita safadeza de muita gente”, declarou em entrevista à Folha de S.Paulo.

Além da Previdência, o partido PDT também comanda o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, chefiado por Waldez Góes. Lupi foi ministro no segundo mandato de Lula e, em 2007, assumiu o Ministério do Trabalho, onde ficou até 2011, no governo Dilma.



Fonte: Portal LEODIAS

Conclave: Relembre quando o Brasil quase teve um papa

Durante séculos, os líderes da Igreja Católica Romana foram escolhidos no Vaticano em reuniões privadas conhecidas como conclaves. Nesta quarta-feira (7), os cardeais não chegaram a um consenso sobre quem...

Cerro Porteño 0 x 2 Palmeiras: os melhores momentos do jogo da Libertadores

O Palmeiras venceu o Cerro Porteño por 2 a 0 na quarta-feira (7) no Estádio Nueva Olla, em Assunção, pela quarta rodada da fase...

Central Córdoba 1 x 1 Flamengo: melhores momentos do jogo da Libertadores

Central Córdoba e Flamengo empataram em 1 a 1 nesta quarta-feira (7), no Estádio Madre de Ciudades, em Santiago del Estero, na Argentina. A...