Aprovado no Senado: cotas raciais em concursos passam de 20% para 30%

Nesta quarta-feira (7/5) o Senado Federal aprovou em plenário o projeto de lei que amplia as cotas raciais em concursos públicos. Com a implementação do novo projeto as  vagas reservadas para cotas, antes estabelecidas em 20%, passam a ser de 30%. Além da ampliação, o texto também inclui indígenas e quilombolas na lista de pessoas com direito a concorrer por cotas.

O senador Paulo Paim (PT-RS) é o autor do projeto, que tem relatoria do senador Humberto Costa (PT-PE), e ainda determina que a lei seja analisada novamente depois de 10 anos de sancionada.

Veja as fotos

Reprodução/Agência Brasil
Plenário do Senado FederalReprodução/Agência Brasil
Congresso Nacional: Reprodução/
Congresso Nacional: Reprodução/
Congresso Nacional: Reprodução/
Congresso Nacional: Reprodução/
Congresso Nacional: Reprodução/
Congresso Nacional: Reprodução/Congresso Nacional: Reprodução/
Reprodução
Câmara dos Deputados do Congresso NacionalReprodução

“O prazo de dez anos para a revisão da política de cotas em concursos públicos é fundamental para assegurar uma avaliação realista e justa de sua eficácia. Muitas carreiras no setor público passaram quase uma década sem novos concursos e, por isso, sequer foi possível aplicar a última lei de cotas”, afirma o relator.

O projeto substitui a antiga lei de cotas, que foi sanciona em 2014 valia até o ano de 2024. O texto foi analisado na Câmara dos Deputados no último ano, após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que a lei de 2014 seria estendida até a pauta ser rediscutida pelo Poder Legislativo.

Desta forma, candidatos inscritos para concorrer às vagas reservadas por cotas participarão também da seleção para as vagas de ampla concorrência. Caso sejam aprovados por essa modalidade, não ocuparão as vagas destinadas às cotas.



Fonte: Portal LEODIAS

Bocalom banca Villas Boas e presidente da Câmara, chamado de corrupto, se cala

Acuado pelas inúmeras denúncias de assédio moral, o diretor presidente da RBtrans expôs ao vexame os 21 vereadores de Rio Branco. Generalizou ao afirmar...

“Traidor da Pátria”: chegam ao Conselho de Ética pedidos de cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou nesta sexta-feira (15/8) quatro pedidos de cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao Conselho de Ética da...

STF marca julgamento final de Bolsonaro para o dia 2 de setembro

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, marcou para 2 de setembro a primeira sessão de julgamento da ação...