Ellen Pompeo, estrela da série médica “Grey’s Anatomy”, que completou 20 anos no ar, criticou o tratamento dado pelos serviços de streaming aos atores. A atriz passou a fazer aparições esporádicas na produção, onde segue como narradora e produtora executiva e lamentou a falta de transparência e valorização profissional no modelo de exibição, que vem dominando a indústria do entretenimento.
Em entrevista à Variety, a artista explicou que a forma como os pagamentos residuais são estruturados nas plataformas é um dos principais motivos para ela continuar na série.
“Eles terem a capacidade de usar minha voz, minha imagem, minha aparência, 47 bilhões de minutos por ano e não me pagarem um centavo não seria algo muito legal para mim”, disparou.
“As pessoas não assistem aos últimos 10 anos mais do que aos primeiros 10. A maioria das pessoas assiste mais aos primeiros 10 anos, e não há estruturas de pagamento residual para nenhum desses roteiristas, atores, diretores. Para mim, é realmente um lixo e verdadeiramente injusto. Então, estar na série um pouquinho e ainda conseguir pelo menos ganhar dinheiro com o fato de eles lucrarem às nossas custas é mais aceitável para mim. É por isso que continuo, para ser sincera.”
Em relação à “Grey’s Anatomy em si”, Ellen admitiu que se posiciona bastante em relação à direção criativa da série e de sua personagem, Meredith Grey. Ela discordou de um enredo recente em que Meredith descobre que uma médica, interpretada por Lena Waithe, mentiu sobre o diagnóstico de Alzheimer da esposa para garantir que ela ainda fosse elegível a um transplante de fígado que salvaria sua vida.
Meredith acabou contando a verdade para o conselho médico, enquanto Ellen achava que sua personagem deveria continuar “enfrentando o sistema”, como tem feito ao longo dos últimos 20 anos.
“Acho que, no fim das contas, Meg [Marinis], que é a showrunner, [a diretora Debbie Allen] e Shonda Rhimes [criadora da série] todas reconhecem que toda a minha franqueza sobre a parte criativa da série vem de um lugar de cuidado profundo com o programa. Vejo meu trabalho como tentar manter o legado da Shonda Rhimes o mais sólido possível. E no momento em que você para de se importar, começa a fingir ou ficar preguiçosa, não estamos realmente fazendo aquilo pelo que fomos pagos para fazer.”
Ellen também reconhece que a série continuará mesmo que ela se afaste completamente. “Não é como se, caso eu saísse totalmente da série, eles fossem encerrar. A série ainda é extremamente bem-sucedida.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Atriz de “Grey’s Anatomy” critica streamings por tratamento “lixo”; entenda no site CNN Brasil.