Prefeitura fecha contrato, mas Baixada da Sobral não aceita moradores de rua como vizinhos e rotatória do Bola Preta será bloqueada nesta 6ª

O secretário João Marcos Luz (Assistência Social) convenceu a proprietária de uma enorme casa a assinar contrato de aluguel para transformar o imóvel em abrigo para moradores de rua. Mas não convenceu comerciantes e líderes comunitários do Bairro Castelo Branco e entorno a desistirem de um protesto marcado para a manhã desta sexta-feira.

A comunidade anunciou que vai fechar a rotatória à frente da Secretaria Estadual de Educação, na ladeira do Bola Preta, acesso à Baixada da Sobral.

Há dois meses, a dona da casa cedeu às pressões da comunidade, que produziu um abaixo assinado, e chegou a mandar um comunicado escrito à imobiliária desautorizando o negócio com a Prefeitura de Rio Branco. Ela mudou de idéia nas últimas horas.

Comerciantes, em especial, não aceitam a instalação do Centro Pop ali, entidade mantida pelo município para acolher pessoas que vivem nas ruas da cidade. O temor de mais violência é o principal argumento das famílias e dos comerciantes, que são maioria entre os que descartam qualquer possibilidade de se tornarem  vizinhos de dependentes químicos e outros cidadãos com histórico de violência e passagens pela polícia.

Pelo acordo com a prefeitura, a dona da casa receberá aluguel mensal de R$ 8 mil, e as instalações serão preparadas para receber centenas de moradores até o dia 30 desse mês. O imóvel tem sete quartos, saguão amplo e vasta para externa, com capacidade de abrigar  todos os moradores de rua que, atualmente, perambulam dia e noite no Centro de Rio branco.

A manifestação foi confirmada por ao menos seis líderes comunitários e comerciantes num grupo de Whatsaap.

Um dos moradores da região, o dirigente partidário Lívio Veres, chegou a declarar que “a comunidade local não aceitar, em hipótese nenhuma, a permanência dos moradores de rua na Baixada da Sobral. Ele apresentou sua opinião durante uma sessão itinerante da Câmara Municipal (reveja abaixo).

 

Dirigente do PP também alopra: “resolvam seus problemas. Não queremos moradores de rua na Sobral”

“Vai ser a turnê mais incrível do Now United”, revelam membros à CNN

Após anos de hiato, o grupo Now United retorna às atividades com uma turnê global começando este ano. Depois de passar por Portugal, o...

Explosão deixa 12 mortos em frente a tribunal no Paquistão

Uma rara explosão na capital do Paquistão, Islamabad, nesta terça-feira (11), deixou 12 mortos e 20 feridos, informou o Hospital do Instituto de Ciências...

Torcedor do Botafogo-SP passa mal e morre na arquibancada do estádio

Na noite desta segunda-feira (10), após o confronto entre Botafogo‑SP e Amazonas, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, em Ribeirão Preto (SP), um torcedor de...