Bolsas da Europa fecham mistas após rali; Burberry dispara e Alstom desaba

As bolsas europeias encerraram majoritariamente em queda nesta quarta-feira (14) após uma sequência de altas recentes impulsionadas pelo otimismo em torno de acordos comerciais dos Estados Unidos com a China e o Reino Unido.

Investidores mantêm no radar os desdobramentos da política tarifária do governo Trump e a temporada de balanços da região.

Em Londres, o FTSE 100 recuou 0,21%, aos 8.585,01 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,47%, aos 23.527,01 pontos.

Já o CAC 40, de Paris, recuou 0,47%, aos 7.836,79 pontos. O FTSE MIB, de Milão, teve alta de 0,70%, para 40.356,68 pontos, fechando na máxima do dia.

Em Lisboa, o PSI 20 registrou queda de 0,19%, aos 7.176,41 pontos. O Ibex 35, de Madri, subiu 0,52%, a 13.840,20 pontos. Os dados são preliminares.

No radar corporativo, a britânica Burberry saltou 17% após anunciar um plano de reestruturação que prevê a eliminação de 1.700 postos de trabalho.

Segundo especialista, a medida agradou os investidores, diante da busca por maior eficiência no segmento de luxo. Em sentido oposto, a espanhola Telefónica recuou 1,75% após reportar prejuízo bilionário no primeiro trimestre.

Já a francesa Alstom desabou 17,2%, pressionada por projeções decepcionantes.

No campo político, investidores seguem monitorando o posicionamento dos Estados Unidos. O presidente Donald Trump voltou a elogiar sua relação com o presidente chinês, Xi Jinping, afirmando que “é hora de a China se abrir”. Ele também reiterou o fim das sanções impostas à Síria, em gesto interpretado como mais uma tentativa de reposicionamento geopolítico.

No front macroeconômico, a inflação anual da Alemanha desacelerou para 2,1% em abril, levemente abaixo dos 2,2% registrados em março e também inferior às projeções de analistas.

A queda nos preços da energia ajudou a aliviar o índice, enquanto os alimentos mantiveram pressão inflacionária.

Nova regra dos retrovisores: veja o que mudou e evite surpresas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Europa fecham mistas após rali; Burberry dispara e Alstom desaba no site CNN Brasil.

Cônjuges tendem a compartilhar transtornos psiquiátricos, diz estudo

Pessoas com transtornos psiquiátricos têm mais chance de se casar com alguém que apresenta a mesma condição, indica um estudo publicado na última quinta-feira...

Medicamento comum para coração falha em proteger pacientes pós-infarto

Um estudo recente denominado REBOOT Trial revelou que betabloqueadores, amplamente prescritos após casos de infarto do miocárdio, não trazem benefícios clínicos para pacientes com...

Thais Carla desabafa por comer pouco após perder 60 kg com bariátrica

Thais Carla usou as redes sociais para desabafar sobre as dificuldades que tem enfrentado após quatro meses da cirurgia bariátrica. A influencer, que emagreceu...