CBF admite convocação sem técnico, mas promete definição até semana que vem

Com o prazo da FIFA para a convocação da Seleção Brasileira se aproximando, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trabalha com duas frentes: concluir as tratativas com o novo treinador até a próxima semana e, paralelamente, manter pronto um plano alternativo, que inclui o envio da lista de pré-convocados sem a assinatura de um técnico.

A possibilidade foi confirmada pelo diretor de seleções da CBF, Rodrigo Caetano, que, nesta segunda-feira (5/5), em entrevista ao programa Redação, do SporTV, também revelou a intenção da entidade de definir o nome do novo técnico da Seleção até a semana que vem.

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução/cbf_futebol
Reprodução/cbf_futebol
Reprodução
Confederação Brasileira de Futebol (CBF)Reprodução

“Estamos constantemente em reuniões internas aqui na CBF, eu, Juan, principalmente, juntamente com o presidente Ednaldo [Rodrigues], na tentativa de definir o mais rapidamente possível esse nome”, declarou.

“Sabemos que é um tema nacional, a escolha do técnico da Seleção Brasileira, de extrema responsabilidade, mas nós temos aí a intenção de, num prazo máximo, ainda na semana que vem ter essa definição”, afirmou.

O dirigente evitou comentar sobre Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid e preferido do presidente da CBF, mas confirmou que a entidade já avaliou vários nomes desde o início do processo.

“A gente trabalha realmente com um número muito reduzido de nomes, nem poderia ser diferente, mas ao longo desse período a gente avaliou algumas possibilidades, e nós temos os nossos alvos. Mas hoje falar a respeito de um determinado nome, fica muito difícil, é até não producente para a questão de negociação, que a gente espera se encaminhar até semana que vem”, completou.

Apesar da expectativa por uma definição, o departamento de futebol da CBF — que inclui Caetano, o gerente de seleções Juan e outros dirigentes — já admite internamente a possibilidade de enviar a lista de convocados para a próxima Data Fifa sem a assinatura do novo treinador.

Esse prazo vence no dia 18 de maio, conforme exigência da FIFA para que os clubes sejam formalmente notificados da convocação e obrigados a liberar os atletas. A chamada “lista larga” inclui cerca de 50 nomes, e a lista definitiva costuma ter 23 jogadores.

“Sempre se tem um plano alternativo. Óbvio, trabalhamos com esse cenário de termos aí a concretização de um desses nomes. Mas para quem trabalha com planejamento, você sempre tem que ter alternativas”, disse Caetano em entrevista anterior ao SporTV.

“Por isso, peço compreensão. Por mais que a gente saiba que é um tema de extrema relevância — estamos falando aí de um patrimônio nacional, patrimônio cultural do nosso País —, muitas vezes precisamos do sigilo. Tratar as questões de forma interna pode fazer diferença em prol da CBF, em prol da Seleção”, ponderou.

A Seleção Brasileira volta a campo no dia 5 de junho, contra o Equador, em jogo válido pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. No dia 10, o adversário será o Paraguai. O Brasil está atualmente em quarto lugar, com 21 pontos, atrás dos equatorianos, que somam 23.

O Brasil está há 38 dias sem técnico, desde a saída de Dorival Júnior.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias



Fonte: Portal LEODIAS

Miss São Paulo pede à Meta R$ 50 mil por manter comentários racistas

A modelo Milla Vieira, vencedora do Miss São Paulo de 2024, entrou na Justiça contra a Meta, pela remoção de conteúdos racistas da rede...

Conheça “James”, ganhador do Pulitzer de Literatura

O livro “James”, do escritor americano Percival Everett, foi reconhecido na categoria Ficção do Prêmio Pulitzer, nesta segunda-feira (5). Lançado em 2024, a obra faz...

Criminosos transmitem assalto ao vivo no litoral de São Paulo

Um homem transmitiu ao vivo pelo Instagram o momento em que roubava uma motocicleta em Bertioga, no litoral de São Paulo, ao lado de...