Chá anti-inflamatório alivia irritações na pele e melhora cicatrização

Na busca por alternativas naturais para aliviar pequenas inflamações e irritações na pele, alguns chás podem ser uma boa opção para tratar o problema de dentro para fora. Feito a partir das flores da Calendula officinalis, o chá de calêndula é um das escolhas mais eficientes na hora de tratar coceiras e vermelhidão na pele, pois possui compostos bioativos com ação anti-inflamatória e cicatrizante.

O chá de calêndula contém flavonoides, carotenoides (betacaroteno e luteína), triterpenos, saponinas e óleos essenciais. Além de anti-inflamatórios, todos esses componentes promovem um efeito antioxidante e antimicrobiano na bebida.

“O chá de calêndula é feito a partir das flores secas da planta. É a melhor forma de extração para manutenção dos compostos bioativos. Para que ele tenha mais eficácia e eficiência, o ideal é fazer a infusão evitando ferver diretamente as flores”, explica a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, em Brasília.

Como o chá de calêndula age contra irritações na pele

Por ter propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antimicrobianas vindas dos flavonoides e triterpenos, o chá de calêndula ajuda a acalmar irritações na pele, pequenas feridas, assaduras e picadas, auxiliando no processo de cicatrização com sua ação regeneradora.

Para essas situações, a bebida pode ser ingerida ou utilizada de forma tópica — porém, a maneira mais recomendada é a via oral. Caso opte por aplicar o chá em forma de compressa ou banho, é importante estar atento a qualquer sinal de piora na pele.

Além de irritações na pele, a infusão pode aliviar desconfortos leves como inflamações no trato digestivo, cólicas e dor de garganta.

Close-up de uma mulher aplicando hidratante na pele queimada de sol. Metrópoles
Chá de calêndula pode ajudar a melhorar irritações leves de pele

Contraindicações da bebida

Apesar de ajudar a combater problemas na pele, o chá de calêndula não é recomendado em qualquer situação: grávidas, lactantes e alérgicos a plantas da mesma família da Calendula officinalis, como camomila, girassol, margarida e arnica, devem evitar o consumo da bebida. Em todos os casos, é recomendado ter acompanhamento profissional antes de colocar o chá na rotina.

“O chá de calêndula pode ser um ótimo aliado na rotina de cuidados naturais, mas é importante lembrar que não substitui tratamentos médicos. O uso deve ser orientado e, sempre que possível, acompanhado por um profissional de saúde”, ressalta o nutricionista Fernando Castro, que atua em Brasília.

Como preparar o chá de calêndula

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de flores secas de calêndula;
  • 200 ml de água fervente.

Modo de preparo

Coloque 1 colher de sopa das flores secas em 200 ml de água fervente (fora do fogo). Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e consuma imediatamente para manter as propriedades.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Eduardo diz ter ajudado em apoio de Trump; Boulos vê crime de lesa-pátria

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) debateram nesta segunda-feira (7), durante o programa CNN Arena, sobre o...

Vídeo do governo sobre Brics “anexa” partes da Ucrânia a território russo

Um vídeo postado pelo governo Lula no perfil @GovBr nas redes sociais para promover a liderança do país na Cúpula do Brics apresenta regiões...

Conheça 5 ferramentas que usam IA para facilitar a edição de fotos

A inteligência artificial é conhecida por executar uma variedade de funções avançadas e muitas vezes, facilitar tarefas para os humanos. Diversos aplicativos que utilizam...