Chelsea completa “tríplice coroa” europeia com título da Conference League

O Chelsea alcançou, nesta quarta-feira (28/5), na cidade de Breslávia, na Polônia, um feito que nenhum outro clube europeu havia atingido. Ao vencer o Real Betis por 4 a 1 na final da UEFA Conference League, o time inglês se tornou o primeiro a conquistar os três principais torneios continentais da Europa: Champions League, Liga Europa e agora a Conference.

A conquista coroa uma campanha marcada pela superação e coloca os Blues em um seleto capítulo da história do futebol europeu, encerrando o ciclo de títulos que começou com a Champions em 2012.

Veja as fotos

Reprodução/CazéTV
Reprodução/CazéTV
Reprodução/CazéTV
Reprodução/CazéTV
Reprodução/CazéTV
Reprodução/CazéTV

A virada que valeu o ouro

Apesar do domínio de posse de bola desde o primeiro tempo, o Chelsea saiu atrás no placar. Logo aos 9 minutos, Ezzalzouli aproveitou belo passe de Isco e abriu o marcador para o Betis. Os espanhóis controlaram as ações ofensivas durante toda a primeira etapa, criando chances claras e levando perigo à meta defendida por Jorgensen.

Na volta do intervalo, o técnico Enzo Maresca promoveu três substituições e reformulou o meio-campo do time inglês. A resposta foi imediata. Aos 20 minutos, Cole Palmer cruzou da direita e Enzo Fernández, vindo de trás, empatou de cabeça.

Cinco minutos depois, Palmer brilhou novamente: driblou pela direita, cruzou rasteiro e Nicolas Jackson completou para virar. O Betis não teve forças para reagir. Aos 37, Sancho marcou o terceiro com chute cruzado, e, nos acréscimos, Caicedo recebeu de Enzo e fechou a conta: 4 a 1.

Um torneio novo com peso antigo

Criada em 2021/22, a UEFA Conference League é o torneio mais jovem do calendário europeu, mas carrega consigo um significado crescente. Trata-se da terceira competição em importância no continente, atrás da Champions e da Liga Europa, e serve como vitrine para clubes emergentes e gigantes em reconstrução.

Com mais de 160 clubes participantes por edição, número que inclui todas as federações filiadas à UEFA ,o torneio nasceu para democratizar o futebol europeu e dar espaço a equipes de mercados menos tradicionais. Nenhum time entra direto na fase principal. São quatro rodadas eliminatórias antes da fase de liga, que substituiu os antigos grupos a partir de 2024/25.

Até esta quarta, os campeões haviam sido Roma (2022), West Ham (2023) e Olympiacos (2024). O título do Chelsea, portanto, é o primeiro de um clube que já venceu Champions e Europa League, completando a trilogia inédita.

Troféu com bônus

Além da taça continental, o campeão da Conference League recebe vaga direta na Liga Europa da temporada seguinte. No entanto, o Chelsea já havia garantido classificação à próxima Champions League ao terminar o Campeonato Inglês em quarto lugar. O título, então, reforça o prestígio esportivo e histórico do clube, que agora soma nove conquistas continentais.

Entre elas estão duas Champions (2012 e 2021), duas Europa Leagues (2013 e 2019), uma Supercopa da UEFA, uma Recopa Europeia, o Mundial de Clubes e, agora, a Conference.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias



Fonte: Portal LEODIAS

DataFolha: 61% rejeitam candidatos que prometam livrar Bolsonaro

A poucos meses do início oficial da campanha presidencial de 2026, pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (3) mostra que o perdão ao...

Ary Mirelle mostra itens da mala maternidade do 2º filho com João Gomes

A influenciadora Ary Mirelle, 23, compartilhou neste domingo (3) um vídeo com os seguidores, no qual mostra os itens da mala maternidade de seu...

Bebê emociona mãe ao dar primeiros passos em corrida de engatinhada na WNBA

O jogo entre Las Vegas Aces e Minnesota Lynx, válido pela temporada regular da WNBA, a liga de basquete feminino dos Estados Unidos, protagonizou...