Cidadão poderá informar o BC que não quer abrir novas contas bancárias

O Banco Central (BC) anunciou, nesta segunda-feira (26/5), que o cidadão poderá informar ao Sistema Financeiro Nacional que não deseja abrir novas contas — sejam correntes, sejam de poupança, sejam de pagamento. As normas foram publicadas para evitar fraudes.

Segundo o BC, o objetivo é “evitar a abertura de contas fraudulentas, com identidade falsa, ou a inclusão de um novo titular em contas conjuntas ou de novos responsáveis em contas de pessoas jurídicas”.

Leia também

Em nota, a autoridade monetária diz que o novo serviço passa a valer em dezembro deste ano. Essa comunicação ao Sistema Financeiro Nacional será feita a partir de uma área logada no sistema “Meu BC“.

A decisão é facultativa. Além disso, o Banco Central vai permitir que a escolha do cidadão seja revertida a qualquer momento — por tempo indeterminado ou não.

Na plataforma, será possível consultar as ativações e as desativações realizadas, bem como as consultas feitas por instituições financeiras sobre a possibilidade de abertura de novas contas.

As instituições financeiras deverão, a partir da entrada em produção do novo sistema, consultar obrigatoriamente a base de dados antes de concluírem o processo de abertura de novas contas.

De acordo com as normas, o BC e as instituições financeiras têm seis meses para desenvolver os sistemas necessários ao funcionamento do serviço. No mesmo prazo, se necessário, as instituições poderão rever os próprios processos e procedimentos.



Fonte: Metrópoles

Clássico contra o Flamengo pode ser decisivo para o Fluminense na Série A

Atual 7º colocado da Série A do Campeonato Brasileiro, o Fluminense tem o importante clássico do Flamengo para se estabelecer entre os melhores da competição, e consequentemente, garantir uma vaga...

Michelle Barros e Shia Phoenix assumem namoro: “Estamos juntos”

Michelle Barros e Shia Phoenix contaram como está o relacionamento dias depois de serem eliminados de “A Fazenda 17”. Em entrevista ao “Domingo Espetacular”,...

Saiba quem é Sheikh Hasina, ex-premiê condenada à morte em Bangladesh

Um tribunal de Bangladesh condenou a ex-primeira-ministra Sheikh Hasina à morte nesta segunda-feira (17), concluindo um julgamento que durou meses e que a considerou...