Confirmado para o Brasil, Jeep Avenger foi usado na despedida do Papa

O Jeep Avenger é um dos carros mais esperados para a Stellantis no Brasil. O modelo será fabricado na planta de Porto Real (RJ) e ficará posicionado abaixo do Renegade. No entanto, o carro já é realidade na Europa e acaba de ser adicionado à frota de viaturas dos Carabinieri. A primeira grande missão do modelo foi o funeral do Papa Francisco.

A viatura é da versão elétrica do SUV compacto, enquanto no Brasil, teremos a versão híbrida-leve. A inclusão do Avenger na frota policial faz parte de um contrato maior firmado pelo governo italiano com a Stellantis. O início das entregas começou em 16 de abril, cinco dias antes do falecimento do papa Francisco.

Das 176 unidades inicialmente adquiridas, 46 foram destinadas à capital Roma para atuação durante o Jubileu da Igreja Católica em 2025, enquanto as demais atenderão outras cidades italianas sujeitas a restrições ambientais mais rigorosas.

A versão destinada aos Carabinieri é equipada com motor elétrico de 400V, capaz de gerar 156 cv de potência e 260 Nm de torque. A autonomia é de até 400 km no ciclo WLTP, podendo chegar a 550 km em trajetos urbanos, o que o torna viável para patrulhamento em centros históricos e áreas de baixa emissão.

Com estrutura compacta de 4,08 metros de comprimento e raio de giro de 10,5 metros, o Avenger mantém elementos típicos da marca Jeep, como os sistemas Selec-Terrain® e Hill Descent Control, que melhoram o desempenho em pisos adversos — mesmo que seu foco seja o uso urbano. Quando esteve no Brasil, papa Francisco também usou um produto Stellantis, no caso, o Fiat Idea.


Jeep Avenger: SUV elétrico é utilizado na Praça São Pedro durante a despedida do Papa
Jeep Avenger: SUV elétrico é utilizado na Praça São Pedro durante a despedida do Papa • Eustáquio Ramos/Rádio Itatiaia

No Brasil, o Avenger está confirmado para estrear em 2026, mas exclusivamente na configuração híbrida, e não na versão 100% elétrica utilizada pelos Carabinieri. A princípio, a fabricação do modelo ocorreria na planta de Betim (MG), mas a Stellantis decidiu centralizar a produção nacional do SUV em Porto Real (RJ).

A mudança faz parte de um ciclo de investimentos de R$ 3 bilhões previsto para o período entre 2025 e 2028, com o objetivo de transformar a unidade fluminense em um polo multimarcas.


Jeep Avenger é um dos carros híbridos cotados para produção em Betim (MG)
Jeep Avenger é um dos carros híbridos cotados para produção em Betim (MG) • Divulgação

Na Europa, o Avenger é comercializado com diferentes motorizações. Além da versão elétrica de 156 cv, há a configuração a combustão, que utiliza o motor 1.2 GSE turbo de 100 cv, e a nova híbrida 4xe, que combina motor a combustão e elétrico para alcançar 134 cv. No Brasil deverá ser associado ao sistema Bio-Hybrid com motor 1.0 Turbo e um elétrico com 130 cv.

O modelo se destaca pelas proporções compactas: tem entre-eixos de 2,56 m e  proposta de versatilidade para uso diário. Seu porta-malas tem capacidade de 355 litros e o vão livre do solo, de 20,1 cm, confere alguma aptidão para enfrentar pisos irregulares.

Internamente, o Avenger traz painel digital de 10,2 polegadas e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, atendendo às exigências de conectividade do segmento. Mesmo com o design robusto e ângulos de ataque e saída de 20° e 32°, respectivamente, o modelo foi projetado prioritariamente para o uso em ambiente urbano.

10 curiosidades sobre o Jeep Wrangler, SUV mais caro da marca

Este conteúdo foi originalmente publicado em Confirmado para o Brasil, Jeep Avenger foi usado na despedida do Papa no site CNN Brasil.

Carolina Dieckmann quer raspar cabelo em remake de ‘Laços de Família’

Carolina Dieckmann surpreendeu ao afirmar que adoraria ver um remake de “Laços de Família” e que toparia reviver um momento marcante da carreira: raspar...

Ludmilla e Brunna Gonçalves: Contagem regressiva para chegada de Zuri

Brunna Gonçalves está na reta final da gravidez e já conta os dias para receber a filha Zuri, fruto de seu relacionamento com Ludmilla....

Alcolumbre deve segurar a CPI mista sobre fraudes no INSS e mantém clima de cautela

Apesar da pressão crescente da oposição, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil/AP), tem adotado uma postura cautelosa diante da proposta de criação...