O livro “James”, do escritor americano Percival Everett, foi reconhecido na categoria Ficção do Prêmio Pulitzer, nesta segunda-feira (5).
Lançado em 2024, a obra faz releitura de “As Aventuras de Huckleberry Finn” de Mark Twain, mas contado da perspectiva do amigo de Huckleberry em suas viagens, Jim, que é um escravo fugitivo, para ilustrar o “absurdo da supremacia racial e fornecer uma nova visão sobre a busca por família e liberdade”.
Além da vitória no prêmio, a obra foi vencedora do National Book Award e eleito um dos 10 melhores livros do ano pela New York Times Book Review e um dos melhores livros de ficção dos últimos 30 anos pelo Los Angeles Times.
Segundo a Variety, a Universal Pictures adquiriu os direitos cinematográficos de “James” para transformar a obra em um longa-metragem, que terá a produção executiva de Steven Spielberg. Ainda segundo informações do portal, Taika Waititi estaria em negociações iniciais para dirigir o projeto.
Ao longo de sua carreira, Everett, professor de inglês na Universidade do Sul da Califórnia, também publicou o livro “Erasure” em 2001, que recentemente adaptado como “American Fiction” pelo diretor Cord Jefferson, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2024 e foi indicado em cinco categorias.
Confira a lista completa de vencedores do Prêmio Pulitzer 2025.
Veja quais foram os livros de ficção mais vendidos no Brasil em 2024
Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça “James”, ganhador do Pulitzer de Literatura no site CNN Brasil.