Coreia do Sul: Partido conservador escolhe ex-ministro como candidato

O Partido do Poder Popular da Coreia do Sul, conservador, escolheu neste sábado (3) o ex-ministro do Trabalho, Kim Moon-soo, como candidato para a eleição presidencial em 3 de junho, convocada após a destituição do presidente Yoon Suk Yeol por sua tentativa de impor a lei marcial.

Kim enfrentará o candidato liberal do Partido Democrata, Lee Jae-myung, que liderou todos os candidatos conservadores declarados por ampla margem de dois dígitos nas pesquisas.

Aos 73 anos, Kim foi ativista trabalhista na universidade, mas depois se tornou conservador linha-dura, foi ministro do Trabalho no governo de Yoon e prometeu implementar políticas favoráveis ​​às empresas, caso eleito.

Em seu discurso de aceitação, Kim disse que o país enfrenta uma crise política devido ao que descreveu como uma campanha agressiva de impeachment da oposição.

“A Coreia do Sul está em crise”, disse Kim. O Partido Democrata apresentou moções de impeachment contra 31 autoridades.

“Eles lideraram uma ampla e indiscriminada campanha de impeachment contra o Primeiro-Ministro, o Vice-Primeiro-Ministro para Assuntos Econômicos, vários ministros, o chefe do Conselho de Auditoria e Inspeção, o presidente da Comissão de Comunicações da Coreia, o Procurador-Geral e até mesmo promotores que lideram investigações”, acrescentou o candidato.

Kim também prometeu reformar a constituição, emendada pela última vez em 1987.

A eleição foi desencadeada pela destituição de Yoon da presidência em abril pelo Tribunal Constitucional, que decidiu que ele cometeu uma violação dos deveres ao declarar lei marcial em 3 de dezembro sem justificativa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Coreia do Sul: Partido conservador escolhe ex-ministro como candidato no site CNN Brasil.

Com novo formato, FPF define confrontos do Paulistão 2026

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu os confrontos do Campeonato Paulista 2026, que será mais curto, com 11 datas previstas, para seguir o...

Leila Pereira dará “carona” para atletas do Vasco e Cruzeiro; entenda

Em clima de parceria dentro e fora de campo, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, vai trazer Vitor Roque, atacante do Verdão convocado para...

Torcida do Lanús esgota pacotes para a final da Copa Sul-Americana

Alerta de invasão argentina em Assunção, no Paraguai. Na tarde desta terça-feira (11/11), o Lanús, finalista da Copa Sul-Americana, utilizou as redes sociais para...