Disputa entre quiet quitting e quiet hiring mostra desequilíbrio do mercado

Enquanto alguns funcionários se dispõem a fazer estritamente o necessário para sua função, outros gestores, por sua vez, terceirizam funções e sobrecarregam equipes.  Em termos corporativos, há uma disputa entre Quiet Hiring (contratação silenciosa) e Quiet Quitting (demissão silenciosa).

Para Thomas Costa, chefe de crescimento do Infojobs e porta-voz do Pandapé, o que vemos é “um duelo silencioso dentro das empresas”.

De um lado, os profissionais dizem: ‘não vou mais trabalhar em excesso pelo mesmo reconhecimento’; do outro, as empresas afirmam: ‘então vamos redistribuir as funções sem contratar mais pessoas’.

Na avaliação de Costa, profissionais das gerações Millennial e Z mantêm o emprego, mas se desestimulam ao não encontrar o reconhecimento profissional esperado. Os trabalhadores priorizam a qualidade de vida e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Já as empresas, ainda na visão do especialista em RH, preferem utilizar os profissionais já contratados por meio de promoções internas, sobrecarga de equipes e terceirizações de funções.

“Quando o colaborador está em quiet quitting e a empresa em quiet hiring, o cenário é uma bomba-relógio: um lado espera menos, enquanto o outro exige mais. Isso resulta em frustração, performance abaixo do esperado e aumento de turnover”, declarou o chefe de crescimento do Infojobs.

Para desarmar essa armadilha, Costa sugere maior diálogo entre trabalhadores e gestores, rever constantemente os escopos de trabalho e criar planos de carreira e desenvolvimento efetivos.

“O colaborador não quer que o herói seja invisível. A empresa não pode viver de sobrecarga planejada. O ponto de equilíbrio é dar propósito para os dois lados – e isso só se constrói com cultura, comunicação e liderança”, concluiu Thomas.

68% dos trabalhadores estão insatisfeitos com salário, diz Serasa

PF acorda Bolsonaro: escritório político do ex presidente também tem buscas e apreensões

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira (18/7), mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília. Segundo apurou...

Incêndio atinge concessionária de carros de luxo na Barra da Tijuca

Um incêndio atingiu uma concessionária de carros de luxo na Avenida das Américas, principal via da Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio...

Mãe de Eliza Samúdio recebe pertences da filha 15 anos após o crime

A mãe de Eliza Samúdio divulgou, nesta quinta-feira (17), que recebeu da Justiça alguns pertences da filha 15 após o assassinato da jovem. Em uma...