A eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada para o próximo dia 25, coloca frente a frente dois perfis distintos: Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), e Samir Xaud, recém-eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF). O pleito definirá o substituto de Ednaldo Rodrigues no comando da entidade para o ciclo 2025–2029.
Nascido em Boa Vista, capital de Roraima, Samir de Araújo Xaud, 41 anos, é médico infectologista, especialista em medicina esportiva, empresário e dirigente esportivo. Em 2024, foi eleito presidente da FRF, marcando uma transição histórica ao substituir o pai, Zeca Xaud, que ocupou o cargo desde os anos 1980. Samir representa a renovação e busca apoio com propostas de transparência e descentralização do poder dentro da CBF.
Veja as fotos
Reinaldo Carneiro Bastos, de 70 anos, tem formação em gestão esportiva e iniciou sua trajetória na CBF em 2010 como diretor de coordenação. De 2015 a 2018, foi diretor de gestão da entidade. No mesmo ano, foi eleito presidente da Federação Paulista de Futebol, sucedendo Marco Polo Del Nero, que deixou a FPF para assumir a presidência da CBF. Em 2021, após decisão judicial que anulou a eleição de Rogério Caboclo, Bastos atuou como interventor da CBF ao lado de Rodolfo Landim. Bastos é vice-presidente da CBF para a região Sudeste e possui forte influência política e apoio das federações estaduais e clubes das Séries A e B.
A eleição contará com os votos dos 27 presidentes das federações estaduais e dos representantes dos 40 clubes das duas principais divisões do futebol brasileiro. Enquanto Bastos é apontado como favorito devido à sua experiência e articulação política, Xaud aposta em um discurso de mudança e modernização.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias
Fonte: Portal LEODIAS