Ícone do site O SERINGAL

É Tetra: “O Agente Secreto” perde Palma de Ouro, mas leva quatro prêmios em Cannes

E é tetra: o brasileiro “O Agente Secreto” ganhou seu quarto prêmio no 78ª Festival de Cannes neste sábado (24/5) – dos nas categorias principais e dois paralelos ao evento. Embora tenha perdido a Palma de Ouro para o iraniano “Un Simple Accident”, o diretor Kleber Mendonça Filho foi o grande vencedor da categoria Melhor Diretor, superando alguns dos maiores nomes do cinema mundial, como Wes Anderson e Spike Lee.

Assim, o filme brasileiro leva quatro premiações para o Brasi, incluindo o prêmio de Melhor Ator, dado ao astro Wagner Moura – o primeiro brasileiro a vencer na categoria principal de atuação masculina do renomado festival de cinema francês.

Veja as fotos

Fatti Arantes/ AgNews
O Agente Secreto em Cannes (Reprodução/Instagram)O Agente Secreto em Cannes (Reprodução/Instagram)
O Agente Secreto em Cannes (Reprodução/Instagram)O Agente Secreto em Cannes (Reprodução/Instagram)
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura no set de “O Agente Secreto”Reprodução/Instagram
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Wagner Moura em O Agente SecretoDivulgação
Atriz Maria Fernanda Cândido interpreta a personagem Elza no filme “O Agente Secreto”Reprodução Instagram

Não é atoa que o Brasil foi um dos grandes destaques deste ano: a 78ª edição do festival teve o Brasil como o país de honra desta edição, em celebração aos 200 anos das relações diplomáticas com a França – o que explica a quantidade de brasileiros que cruzaram o tapete vermelho durante os 11 dias de festival.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme não era apontado como um dos favoritos, mas ganhou as graças da crítica especializada após sua estreia em Cannes no último domingo (18/5), quando recebeu mais de 10 minutos de aplausos da plateia. Os renomados Variety e Hollywood Reporter, foram apenas alguns dos renomados veículos da imprensa que rasgaram elogios ao filme.

“Um filme de caráter, uma vitrine para a performance complexa e simpática de Moura, mas também a plataforma para uma produção cinematográfica emocionante e ousada”, escreveu o jornal britânico The Guardian, que apostava na produção brasileira para o grande prêmio do festival.

Depois dos quatro prêmios em Cannes, “O Agente Secreto” inclusive está entre os favoritos para o Oscar de 2026; em especial após a Neon, a mesma responsável pelos vencedores do Oscar “Parasita” (2019) e “Anora” (2024), obter os direitos para distribuição do filme nos Estados Unidos e Canadá.

O longa, que já teve seu primeiro tease divulgado, ainda não tem data para estrear no Brasil. A trama acompanha Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido, dois brasileiros que enfrentam o autoritário regime militar no Recife de 1977.

Quem levou a Palma de Ouro?

Infelizmente, não foi o Brasil que levou o prêmio máximo do Festival de Cannes, a Palma de Ouro, neste ano.

Desta vez, o prêmio ficou para o iraniano “Un Simple Accidente” (“Um Simples Acidente, em tradução livre), dirigido por Jafar Panahi. O diretor, que foi perseguido e preso pelo regime dos aiatolás no Irã, preferiu não antecipar destalhes de seu novo filme, com medo das repreensões políticas.


Fonte: Portal LEODIAS

Sair da versão mobile