“Em 24h, um milhão de pessoas acessaram o Meu INSS”, afirma ministro da Previdência

Nesta quinta-feira (15/5) a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal ouviu o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, que tratou do escândalo do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), o desvio de aproximadamente R$ 6,3 bilhões das contas de aposentados e pensionistas.

Ao ser questionado sobre o ressarcimento dos valores perdidos, Queiroz destaca que os aposentados são notificados através do aplicativo “Meu INSS” para relatarem os valores descontados indevidamente, a partir disso as entidades sindicais que realizaram os descontos tem 15 dias para provar se os valores descontados foram devidamente autorizados.

Veja as fotos

Reprodução/TV Senado
Wolney Queiroz, ministro da PrevidênciaReprodução/TV Senado
Reprodução: Agência Brasil
Wolney Queiroz, ministro da PrevidênciaReprodução: Agência Brasil
Divulgação
Aplicativo Meu INSSDivulgação
Reprodução: Agência Brasil
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)Reprodução: Agência Brasil
Reprodução
INSSReprodução
Reprodução/Agência Brasil
Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSSReprodução/Agência Brasil

Além do atendimento via aplicativo, o INSS também está atendendo as pessoas através das agências e das ligações para o número 135: “De ontem para hoje um milhão de pessoas já acessaram o ‘Meu INSS’, é uma plataforma que já é utilizada por 91% de todos os 40 milhões de aposentados e pensionistas […] Eles já tem familiaridade com o aplicativo, as vezes pedem para um neto, pedem para um filho, para o esposo, mas eles conseguem se conectar através do aplicativo”, disse Queiroz.

Ainda de acordo com o ministro, 7% dos aposentados preferem ser atendidos através do telefone e apenas 2% escolhem o atendimento nas agências. “Aqueles mais antigos dizem que se sentem felizes em ir nas agências, obviamente que não neste caso, mas eles se sentem felizes porque fazem um contato mais pessoal e são atendidos pelos funcionários”, afirma.

Apesar da maior parte dos atendimentos ser realizada de forma online, as agências do INSS tem sido modificadas para atender o maior número de pessoas possível de maneira mais eficiente.

Ao final da audiência Queiroz encerrou dizendo que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a missão de “responsabilizar todos os culpados e cuidar dos aposentados”.



Fonte: Portal LEODIAS

Resumo de “Êta Mundo Melhor”: de 10 a 15 de novembro

Nos próximos capítulos de “Êta Mundo Melhor”, um casal novo surpreenderá o público. Zenaide (Evelyn Castro) passará a conviver mais com Asdrúbal (Luis Miranda),...

BA: Cinco suspeitos ligados ao CV morrem em troca de tiros com a polícia

Cinco homens suspeitos de integrar o CV (Comando Vermelho) morreram, nesta quinta-feira (6), durante uma troca de tiros com policiais em Caraíva, distrito turístico...

Santos vê risco de rebaixamento no Brasileirão aumentar; veja probabilidade

A briga contra o rebaixamento segue acirrada na Série A do Campeonato Brasileiro. Após o fim da 32ª rodada, 13 clubes ainda correm o...