Escritora é afastada de evento literário após falas racistas

O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), em Minas Gerais, anunciou o afastamento da escritoa Camila Panizzi Luz de suas atividades após uma polêmica envolvendo uma fala da escritora sobre literatura marginal.

A declaração, considerada de “cunho racista”, ocorreu durante um painel com a presença de Ivana Panizzi (mãe da autora) e Wesley Barbosa, membro do Coletivo Neomarginais. Durante a conversa, Camila comentou: “Eu quero ser uma neomarginal, gente. Olha que tudo. Camila Luz neomarginal. Nunca fui presa, mas agora sou da sociedade, né?”.

A fala gerou desconforto em Wesley Barbosa, que se sentiu ofendido. Em entrevista posterior, o escritor afirmou: “Literatura marginal é um movimento literário. Ela falou que agora ela vai ser uma neomarginal, mas ela nunca foi presa. Então, ela não tem cultura, ela não sabe o que é esse movimento marginal. Eu me senti indignado, me senti atacado. Eu senti que eu sofri racismo ali porque isso daí foi me associar a um criminoso”.

Flipoços rompe com escritora após declarações polêmicas

A direção do Flipoços avaliou a situação e decidiu cancelar todas as atividades programadas de Camila Luz no evento, considerando a fala como “inaceitável”. Em um comunicado oficial, a organização do festival afirmou que a postura da escritora não condizia com os princípios do evento.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!        

Camila, por sua vez, se manifestou por meio de uma nota oficial, reconhecendo que a fala foi “infeliz” e pedindo desculpas por qualquer mal-entendido. “Lamentamos profundamente se alguém se sentiu ofendido”, afirmou a autora, reforçando que tem consciência de seus “privilégios” e destacando a importância da reflexão sobre suas palavras.

O post Escritora é afastada de evento literário após falas racistas apareceu primeiro em OFuxico.



Fonte: OFuxico

“Abin de olho nele”; veja anotação de general Heleno sobre deputado do PT

A PF (Polícia Federal) encontrou anotações referentes ao ex-deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) na agenda do general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de...

General Heleno escreveu sobre espionagem a desafeto de Jair Renan Bolsonaro

A PF (Polícia Federal) encontrou, entre 101 páginas de uma agenda do general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), uma folha...

Prazer ao dirigir é principal motivo para comprar carros de luxo; entenda

Os carros de luxo são acessíveis para uma pequena faixa da população. Essa categoria de automóvel tem um forte apelo na exclusividade, materiais premium...