Especialista explica como lesão de Vinicius Jr. pode impactar sua carreira nos campos

O Real Madrid anunciou na última segunda-feira (12/5) que o atacante Vinicius Jr. sofreu uma lesão grave durante a derrota por 4 a 3 para o Barcelona, que aconteceu domingo (11/5), em partida pela La Liga. O portal LeoDias conversou com Dr. Guilherme Henrique Porceban, médico ortopedista especializado em cirurgia de coluna, para entender como a lesão pode impactar a carreira do craque.

Guilherme explica o que houve com o jogador: “Um estiramento ligamentar no tornozelo esquerdo é uma lesão nos ligamentos – estruturas que conectam os ossos e ajudam a estabilizar as articulações -. No caso do tornozelo, os ligamentos laterais são os mais comumente afetados. O estiramento acontece quando esses ligamentos são alongados além do seu limite, o que pode causar microlesões ou até rompimento parcial das fibras. Isso leva a dor, inchaço e limitação de movimento”.

Veja as fotos

Reprodução Instagram
Reprodução Instagram
cb6b0431 fora de campo na derrota do brasil vinicius jr. pede desculpas e promete voltaremos ao topo 1
Vini Jr entra em confusão após marcação forte de zagueiro da Costa Rica. Foto: Reprodução: Divulgação Commebol
Vini Jr entra em confusão após marcação forte de zagueiro da Costa Rica. Foto: Reprodução: Divulgação Commebol

O médico fala como esse tipo de lesão acontece: “Essa lesão geralmente ocorre após um movimento brusco de torção ou entorse do tornozelo, muito comum em esportes, ao pisar em falso ou durante mudanças rápidas de direção. Em atletas, isso pode acontecer em divididas, quedas ou desequilíbrios durante saltos e corridas. O uso de calçados inadequados e a instabilidade prévia da articulação também aumentam o risco”.

O período de recuperação pode variar: “O tempo de recuperação varia conforme o grau do estiramento. Lesões leves (grau 1) podem se recuperar em até duas semanas com repouso, gelo e fisioterapia. Já lesões moderadas a graves (graus 2 e 3), com comprometimento mais importante do ligamento, podem demandar de 4 a 8 semanas, podendo chegar a três meses em casos mais severos. O acompanhamento ortopédico e fisioterapêutico é essencial para evitar complicações e garantir uma recuperação adequada”.

Guilherme diz como a lesão pode afetar a volta do craque aos gramados: “Se bem tratada, a maioria dos atletas consegue retornar às atividades com desempenho semelhante ao anterior. No entanto, uma reabilitação mal conduzida pode deixar o tornozelo instável, predispondo a novas lesões. É comum que, nos primeiros jogos após o retorno, o atleta sinta uma leve insegurança ou redução de confiança no apoio, mas isso tende a melhorar com o tempo, reforço muscular e uso de órteses ou bandagens quando necessário. O foco da reabilitação é justamente devolver força, mobilidade e estabilidade para que a performance não seja”.



Fonte: Portal LEODIAS

Por onde andam os jovens de “A Viagem”?

Um dos maiores sucessos da teledramaturgia, “A Viagem” está de volta às tardes da TV Globo, sendo reprisada pela terceira vez no Vale a...

Fraudes no INSS: pedidos de reembolso superaram 1,5 milhão neste domingo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que chegou a 1.528.716 o número de solicitações de reembolso de descontos não autorizados de entidades...

Brunna Gonçalves desabafa sobre pós-parto: “Isso me irrita muito”

Brunna Gonçalves, 33, falou pela primeira vez sobre o parto de Zuri, sua primeira filha com a cantora Ludmilla, 30. Em uma sequência de...