EUA não vão tolerar “exploração” de universidades pela China, diz porta-voz

Os Estados Unidos não irão tolerar a “exploração” de universidades americanas pelo Partido Comunista Chinês nem o roubo de pesquisas e propriedade intelectual americanas, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, nesta quinta-feira (29).

Bruce se recusou a fornecer números sobre quantos estudantes chineses seriam afetados por um novo plano de revogação “agressiva” de vistos anunciado na quarta-feira (28), mas afirmou que as autoridades examinariam qualquer pessoa “considerada uma ameaça ao país ou um problema”.

De toda forma, a porta-voz se recusou a detalhar como seriam determinados os estudantes que representam uma ameaça.

Ao anunciar a nova medida, o secretário de Estado Marco Rubio afirmou que ela teria como alvo estudantes, incluindo aqueles com conexões com o Partido Comunista Chinês (PCC) ou que estudam em áreas críticas.

“Quando se trata de manter a segurança dos Estados Unidos, nosso país, posso afirmar aqui, não tolerarão a exploração de universidades americanas pelo Partido Comunista Chinês ou o roubo de propriedade intelectual ou tecnologias de pesquisa americanas para aumentar seu poder militar, realizar coleta de inteligência ou reprimir vozes de oposição”, disse Bruce.

O anúncio sobre os portadores de visto de estudante chinês ocorreu depois do governo Trump ordenar o bloqueio de novos agendamentos para interessados em vistos de estudante e de intercâmbio.

Questionado sobre quando os agendamentos voltariam a ser realizados online, Bruce não informou, mas recomendou que os candidatos continuassem verificando o sistema de vistos dos EUA para novos agendamentos.

Tarifaço de Trump deixa casamentos mais caros nos EUA

Dois milhões de casamentos acontecem nos Estados Unidos todos os anos, mas são um evento verdadeiramente internacional. Da aliança ao bolo, das cadeiras às...

CPMI ouve dirigente de associação citada no escândalo do INSS

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) toma, nesta segunda-feira (10), o depoimento de Igor Dias Delecrode,...

Câncer de próstata: Dr. Kalil aponta pico de incidência aos 70 anos

O câncer de próstata apresenta maior incidência em homens por volta dos 70 anos de idade, sendo a faixa etária um dos principais fatores...