Ex-chefe do INSS do governo Bolsonaro é demitido após investigação sobre aposentadorias

O Ministério da Previdência Social decidiu demitir Guilherme Serrano do cargo que ocupava atualmente como coordenador de estudos e atendimento no governo. A demissão foi publicada nesta quinta-feira (8/5) no Diário Oficial da União. Serrano já foi presidente do INSS entre abril de 2022 e janeiro de 2023, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Antes disso, eçe também foi diretor de atendimento do órgão, que cuida do pagamento de aposentadorias e outros benefícios do INSS. Ele está sendo citado em uma investigação da Polícia Federal (PF), que apura um esquema de descontos ilegais feitos diretamente no pagamento de aposentados e pensionistas.

Veja as fotos

Reprodução
INSSReprodução
Reprodução
INSSReprodução
Reprodução: Agência Brasil
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)Reprodução: Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil
Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSSReprodução/Agência Brasil
Reprodução: X/Carlos Lupi
Carlos Lupi pediu demissão nesta sexta-feira (2/5)Reprodução: X/Carlos Lupi

De acordo com a PF, Serrano participou de uma reunião com a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), em 2021, quando foi discutido um acordo para permitir descontos nos benefícios pagos pelo INSS. Mais tarde, já como presidente do órgão, ele assinou esse acordo.

A Polícia Federal vê um possível conflito de interesse nesse caso, já que o mesmo servidor participou da reunião e depois oficializou o acordo.

Essas informações fazem parte da Operação Sem Desconto, realizada no final de abril pela PF junto com a Controladoria-Geral da União (CGU). A operação revelou um possível esquema bilionário de descontos indevidos nos salários de aposentados. Com isso, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e o ministro da Previdência, Carlos Lupi, também deixaram seus cargos.



Fonte: Portal LEODIAS

As gerações mais jovens precisam ser ouvidas, diz príncipe William

Em sua visita ao Rio de Janeiro, Príncipe William destacou a importância de dar voz às gerações mais jovens nas discussões sobre mudanças climáticas...

Dados da megaoperação enviados ao STF divergem dos divulgados pelo governo

As informações sobre a megaoperação policial entregues pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo...

Nova série de Ryan Murphy com Kim Kardashian recebe críticas devastadoras

“Tudo é Justo“, o novo drama de Ryan Murphy estrelado por Kim Kardashian, Niecy Nash e Naomi Watts, na Hulu, está gerando muito burburinho....